HardwareNotícias

Chegou o Raspberry Pi 3

Raspberry-Pi-3

A terceira versão do microcomputador de baixo custo Raspberry Pi já está à venda e inclui um processador de 64 bit e ligações sem fios Wi-fi e Bluetooth incluídas.

A presença das ligações sem fios directamente no hardware do Raspberry Pi era, segundo a Raspberry Foundation, uma das coisas que os utilizadores mais pediam para ser incluída nesta versão do computador.

O Raspberry Pi 3 inclui um processador de 64 bits ARM Cortex A53 de quatro núcleos a funcionar a 1,2 GHz. Graças a este novo hardware espera-se que o Raspberry Pi 3 seja cerca de 50 por cento mais rápido que o modelo anterior. Apesar do processador ser de 64 bits, a quantidade de memória RAM manteve-se em 1GB.

Outro componente que foi actualizado foi o GPU, que agora é um VideoCore IV da Broadcom a funcionar a 400 MHz. Isto faz com que o novo Raspberry Pi suporte vídeo H.264 a 1080p a 60 fps. Este novo GPU também suporta o CODEC H.265.

No que respeita às comunicações, o Raspberry Pi 3 oferece conectividade com fios a 100 MBps e sem fios a uma velocidade máxima de 150 MBps.

O Raspberry Pi existe desde 29 de Fevereiro de 2012 e já foram vendidas cerca de 8 milhões de unidades.

O Raspberry Pi 3 já está disponível em Portugal através de várias lojas físicas, ou online como a Element 14 ou a PT Robotics.

PCGuia
Pedro Tróia
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link