BQ apresenta novidades no Mobile World Congress

A BQ apresentou no MWC os seus novos dispositivos: o tablet Aquaris M10 Ubuntu Edition e o smartphone Aquaris X5 Plus. No caso do tablet, este é o primeiro dispositivo convergente entre Ubuntu e PC, assim como o primeiro tablet a integrar o Ubuntu OS.

O Aquaris M10 Ubuntu Edition permite, quando associado a um teclado e a um rato, um modo ambiente de trabalho, devido à experiência de Ubuntu com PC. O tablet tem um ecrã Full HD de 10,1 polegadas e uma bateria de 7280 mAh. O processador é MediaTek Quad-core MT8163A até 1,5 GHz de frequência e o processador gráfico MeditaTek Mali-T720 MP2 até 600 MHz. O tablet estará disponível apenas em preto e será lançado durante o primeiro trimestre deste ano.

Outra novidade da BQ é o smartphone Aquaris X5 Plus, que conta com um processador Qualcomm Snapdragon 652 Octa Core, com configuração dual-channel Pop. Este é o primeiro smartphone da marca a inclui um leitor de impressão digital, algo cada vez mais comum nas funções de segurança. BQ X5 Plus

A bateria do X5 Plus é de 3100 mAh, que é descrita pela marca como «uma das melhores relações dimensão-bateria disponíveis no mercado.» O ecrã do smartphone é Full HD (1080 x 1920), com cinco polegadas.

Em relação à câmara, o X5 Plus tem uma câmara traseira de 16 MP, com sensor Sony IMX298, com tecnologia de focagem por detecção de fase. Já a câmara frontal tem 8 MP, também com sensor da Sony, mas neste caso o IMX219. O smartphone permite captar vídeos em 4K e inclui Dual Tone Flash, com a promessa de tons mais naturais. Também a aplicação de câmara foi alvo de melhorias nesta versão.

O Aquaris X5 Plus utiliza o Android 6 Marshmallow e estará disponível em três cores – Black Anthracite Grey, White Silver e White Rose Gold.