ANACOM disponibiliza informação sobre qualidade de sinal de TDT

A Autoridade Nacional de Comunicações quer disponibilizar mais informação sobre a qualidade do sinal de televisão digital terrestre pelo país.

A informação é fornecida através de uma ferramenta que, através das cores verde, amarela e vermelha, indica o nível de qualidade do sinal em todos os distritos.

Por agora, a análise é feita à recepção do sinal TDT, através do canal 56. A cor verde significa que, para o dia em análise, em mais de 99% do tempo, o sinal TDT esteve acima do limiar mínimo de qualidade definido. Caso tenha havido dificuldades na recepção do sinal, tiveram uma duração inferior a um por cento do dia.

Caso a cor assinalada seja vermelha, no dia de análise, a recepção teve dificuldades, com um por cento do tempo ou mais com o sinal TDT abaixo do limiar mínimo de qualidade definido.

A cor amarela é sinónimo de que houve dificuldades na recepção do sinal TDT através do canal 56, mas que existem nesse local outros canais que asseguram a emissão do sinal TDT.

A informação que é disponibilizada através da nova ferramenta da ANACOM tem todo o histórico de medições até à véspera do dia em que é feita a pesquisa. Nos planos da entidade, está também passar a fazer a monitorização do sinal emitido pelos emissores dos outros canais que constituem a rede multifrequência: 40, 42, 45, 46, 47, 48 e 49.