Agência Espacial Europeia quer construir uma base permanente na Lua

A Agência Espacial Europeia (ESA) quer construir uma base permanente na Lua. No Centro Europeu de Astronautas em Colónia, Alemanha, estão a ser dados os primeiros passos nessa direcção....
Moon-New-01

A Agência Espacial Europeia (ESA) quer construir uma base permanente na Lua. No Centro Europeu de Astronautas em Colónia, Alemanha, estão a ser dados os primeiros passos nessa direcção. O Centro Europeu de Astronautas em Colónia organizou um workshop sobre como erguer uma espécie de ‘pequena aldeia sobre a superfície lunar’.

«A Lua tem imensos recursos. Encontrámos gelo nos pólos, encontrámos áreas que estão quase constantemente expostas ao Sol. São zonas que nos podem fornecer recursos para utilizarmos na construção ou na manutenção da vida dos astronautas na base lunar», refere Bernard Foing, director do Grupo Internacional de Exploração Lunar.

Uma ‘estação permanente’ estaria sujeita a inúmeros riscos: radiações ultravioleta e electromagnéticas, impacto de micrometeoritos, temperaturas extremas. Aidan Cowley, da ESA, estuda formas de utilizar o solo lunar para ‘construir cúpulas protectoras’.

Como não é propriamente fácil testar estas ideias na Lua, os investigadores efectuam experiências preliminares em terrenos rochosos como aquele que existe no parque vulcânico Eifel, perto de Colónia.

O conceito da aldeia lunar representa uma forte afirmação no percurso da Agência Espacial Europeia. No entanto, toda a tecnologia para o concretizar pode estar ainda a décadas de distância.

Via Agência Espacial Europeia.

Categorias
CiênciaNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link