CiênciaHardwareNotícias

Agência Espacial Europeia diz adeus ao módulo Philae

ESA-Philae-01

A sonda Rosetta da Agência Espacial Europeia irá aterrar no cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko no próximo mês de Setembro. Nos últimos meses tem estado a balancear as observações científicas com trajectórias específicas e optimizadas para contactar o módulo Philae, em silêncio desde o dia 9 de Julho de 2015.

Uma equipa de cientistas tem tentado perceber o estado do módulo Philae desde que este terminou o primeiro conjunto de actividades científicas, depois da aterragem histórica a 12 de Novembro de 2014. Nas 64 horas que se seguiram à separação da Rosetta, o Philae captou imagens detalhadas do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko, examinou compostos orgânicos, e caracterizou o ambiente local e as propriedades à superfície.

Mas como a luz solar que chegava ao local era insuficiente para carregar as baterias secundárias, a prioridade foi recolher dados e transmiti-los à Rosetta, e de volta para a Terra, antes que as baterias principais se gastassem por completo. Assim, na noite de 14-15 de Novembro de 2014, o Philae entrou em hibernação.

Ao longo de 2015, foram feitos contactos esporádicos. Os cientistas acreditam que problemas nos emissores e receptores do Philae são a explicação mais provável para este contactos irregulares, a que se seguiu um silêncio contínuo ao longo neste ano.

Outra dificuldade que o Philae poderá estar a enfrentar é os seus painéis solares estarem a ser cobertos por poeira, ejectada pelo cometa durante os meses de perihélio, impedindo o módulo de se reabastecer. Além disso, a localização do Philae pode ter-se alterado desde Novembro de 2014, devido à actividade do cometa, afectando a esperada janela de comunicação.

«Ficaríamos muito surpreendidos se voltássemos a ter notícias do Philae, depois de tanto tempo, mas iremos manter a Rosetta sintonizada até já não ser possível, devido a constrangimentos de energia, à medida que nos afastamos do Sol, em direcção ao final da missão», refere Patrick Martin, responsável da missão Rosetta da ESA.

Via Agência Espacial Europeia.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×