MobilidadeNotíciasSegurançaSoftware

Trojan Asacub ataca dispositivos Android

Android-New

A equipa de analistas da Kaspersky Lab descobriu o Asacub, um novo malware que se dirige a utilizadores de dispositivos Android para obter benefícios financeiros.

Quando foi identificado, o Asacub parecia um malware cujo objectivo era o roubo de informação, no entanto, algumas versões do Trojan têm por alvo utilizadores de banca online na Rússia, Ucrânia e EUA.

A primeira versão do Asacub, descoberta em Junho de 2015, roubava listas de contactos, histórico de navegação, aplicações instaladas, SMS e também acedia ao bloqueio do ecrã de um dispositivo infectado.

No entanto, já no Outono de 2015 os analistas da Kaspersky Lab descobriram novas versões do Asacub, equipadas com phishing simulando páginas log-in de aplicações bancárias, que confirmavam a sua transformação numa ferramenta concebida para roubar dinheiro.

Ao princípio, parecia que o Asacub tinha como alvo apenas utilizadores de idioma russo, porque continha falsas páginas de início de sessão de bancos russos e ucranianos. Depois de uma investigação mais aprofundada, os analistas da Kaspersky Lab encontraram uma modificação com páginas falsas de um grande banco dos Estados Unidos.

Embora a Kaspersky Lab tenha analisado várias versões do Trojan há já algum tempo, os sistemas de detecção de ameaças da empresa não encontraram quase nenhum sinal da campanha Asacub activa até finais de 2015. Em apenas uma semana, a Kaspersky Lab identificou mais de 6500 tentativas de infectar utilizadores, pelo que se tornou num dos 5 Trojans móveis mais populares em finais de 2015.

Via Kaspersky Lab.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×