Samsung revela novidades no CES 2016

A marca sul coreana apresentou os seus novos produtos em Las Vegas. Entre as novidades, estão várias soluções de dispositivos com Internet das Coisas, televisores, um tablet e até um frigorífico inteligente, que promete fazer com que nunca haja falta de comida lá em casa.

De acordo com a informação divulgada, a visão da marca para 2016 tem tudo a ver com produtos que possam ter influência no quotidiano das pessoas.

No entretenimento doméstico, a Samsung apresentou a sua nova linha de televisores, que conta com um ecrã sem cádmio, com Quantum dot Color de 10-bit, com design curvo sem moldura.

Samsung SUHD T(KS9500)

Durante este ano, todas as televisões da SUHD da Samsung vão oferecer a experiência de HDR, um elevado alcance dinâmico, com um mínimo de mil nit HDR, para que exista um elevado nível de contraste entre imagens muito claras e muito escuras. Com sistema operativo Tizen, as televisões permitem aceder a vários conteúdos no mesmo local. Outra das novidades é que todas as SUHD deste ano têm um núcleo de Internet of Things, para que seja possível ligar a TV a vários dispositivos – seja para ver quem está a tocar à campainha, trancar portas ou desligar luzes.

Também foram anunciados a barra de som HW-K950, a primeira da Samsung com Dolby Atmos, que inclui também duas colunas traseiras sem fios, com um som de 5.1.4 canais, e o Blu-ray Ultra HD, compatível com HDR, que oferece quatro vezes mais resolução e expressão de cores do que os anteriores leitores de Blu-ray da marca.

Outra das novidades é o frigorífico Family Hub, com tecnologia IoT e um ecrã táctil LCD Full HD de 21,5 polegadas. Este ecrã está ligado às redes e permite gerir os alimentos que estão no frigorífico, por exemplo.

Samsung Family Hub

Cada vez que a porta do frigorífico é fechada, as três câmaras embutidas tiram uma fotografias do interior do electrodoméstico, que depois pode ser vista no smartphone. A Samsung fez também uma parceria com a MasterCard, para oferecer uma experiência diferente de compras online no ecrã do frigorífico. Recorrendo à app táctil, é possível comprar directamente a vários retalhistas. No entanto, esta parceria será válida apenas para cartões de crédito e débitos emitidos nos Estados Unidos.

Com smartphone é também possível que o ecrã do Family Hub seja um centro de comunicação para a família – seja através da partilha de calendários, publicação de fotografias ou notas, que podem ser enviadas para o frigorífico, por smartphone, ou inseridas directamente no ecrã táctil.

Com colunas estéreo embutidas, o Family Hub permite ainda usar serviços de música em streaming ou ver conteúdos de Smart TV no ecrã táctil. É também possível ligar colunas Bluetooth.

Em relação aos wearables, a Samsung apresentou o Gear S2 em duas novas cores – ouro rosa e platina. Foi também anunciado a expansão da linha de braceletes e mostradores, para permitir uma maior personalização. A empresa estabeleceu parcerias com designers, como Colombo, e promete ainda o lançamento de mostradores com desenhos de Keith Haring, Jeremyville ou personagens do filme Peanuts.

Samsung Gear S2 Classic

No entanto, as novidades não se ficam só pelo aspecto do Gear S2 – também haverá mais apps, válidas também para o Gear S2 clássico, como a eBay, ESPN, Uber ou Voxer.

Por último, a empresa revelou o Galaxy TabPro S, com Windows 10, com uma capa com teclado completo integrado, que acompanha o dispositivo.