Review – Toshiba Canvio Desk 5TB

Por: Marcia Campana
Tempo de leitura: 2 min

A Toshiba entrou em grande no mercado do armazenamento de dados: primeiro com uma linha de discos rígidos externos de 2,5 polegadas pensados para a mobilidade; depois foram os modelos de 3,5 polegadas de maior capacidade de velocidade, mas que têm de ficar “agarrados” a uma tomada eléctrica.

Foi exactamente um destes discos de secretária que testámos este mês, o Canvio Desktop, com uma interface USB 3.0 e um disco mecânico com 5 TB de capacidade. A caixa do Canvio é feita de plástico preto e oferece uma construção fora de série. Na parte da frente está o tradicional LED que mostra ao utilizador quando o disco está a funcionar. Na parte de trás está a entrada USB e para a energia.

Este disco não requer qualquer tipo de configuração se o ligar a uma máquina Windows. Mas, se o quiser usar com um Mac, terá de o formatar no sistema de ficheiros do Mac OS, porque o usado na formatação de fábrica (NTFS típico do Windows) apenas pode ser lido no Mac OS e não “escrito”. A Toshiba incluiu um programa para fazer cópias de segurança que também só funciona em Windows.

O desempenho deste disco é excelente: obtivemos 192 MB/s de velocidade de escrita e 193 na de leitura. A única coisa que temos a apontar é que, quando está a funcionar em situações de carga intensa, faz um pouco de ruído a mais. Mas nada de muito preocupante.

Exit mobile version