Review – Elgato Eve

Por: Vasco Taveira
Tempo de leitura: 3 min

A nova gama de sensores Eve da Elgato tira partido da tecnologia HomeKit da Apple, apresentada no ano passado no Worldwide Developers Conference (WWDC 14), e trata-se de um kit de desenvolvimento de software para produtos de domótica. A gama Eve oferece facilidade de utilização, quer através de uma aplicação móvel, quer da integração total com o Siri, o sistema de controlo por voz do iOS. A linha Eve é composta por vários sensores capazes de analisar desde a temperatura e qualidade do ar ao consumo de energia de aparelhos eléctricos. O acesso aos dados é feito através de uma app para dispositivos iOS. A gama Eve foi projectada para combinar no ambiente doméstico e o seu funcionamento sem fios é de ligação simples e directa, usando a tecnologia Smart Bluetooth. A alimentação dos vários dispositivos é feita através de pilhas AA, sem cabos de alimentação. Tivemos oportunidade de experimentar os sensores o Eve Room, Eve Weather Eve e o Eve Energy.

Eve Energie

Passamos de dispositivos ligados a desligados com um simples toque ou com comandos por voz, usando o Siri. Nos dispositivos que se estão a usar com o Eve Energie acedemos, num piscar de olhos, à energia eléctrica que está a ser consumida em Wh e kWh, assim como os totais por hora, dia, semana e mês, com gráficos dos consumos. Com esta informação, entendemos melhor os consumos energéticos, podendo melhorar o conforto e economizar, tornando a casa um lugar mais inteligente.

Eve Room

Mede a qualidade do ar, temperatura e humidade do interior da casa. Estas informações ajudam a perceber como se sentir mais confortável em casa, graças a um sofisticado sensor que analisa compostos orgânicos voláteis (COV). Pode utilizar também comandos de voz para medições de temperatura e humidade, conseguindo aceder às informações por hora, dia, semana e mês.

Eve Weather

Mede a temperatura, humidade e pressão de ar exterior na zona onde é colocado e disponibiliza o acesso ao estado do tempo. Estes ajudam a aumentar o conforto em casa, sendo possível vê-los divididos por hora, dia, semana e mês. A sua construção é resistente à água, o que é especialmente útil se quisermos fazer medições no no exterior da sua casa.

Exit mobile version