Review – Acer Revo One

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 4 min

Farto de caixas pretas de computadores e de gastar couro e cabelo só para ter um PC para as funções básicas do dia-a-dia, mas que também sirva para media center? De facto, não é preciso ter placas gráficas com duas ventoinhas e motherboards que parecem naves alienígenas para ter uma solução decente de secretária. É o que prova este miniPC, o Acer Revo One, mostrado ao mundo durante a feira de tecnologia IFA 2015, que decorreu em Setembro deste ano.

Com pouco mais de 15 cm de altura e 10 de largura, em branco, o Revo parece uma peça de design, um bibelot sci-fi que fica tão bem no tampo da secretária, ao lado do monitor, como a Sara Sampaio a desfilar como anjo da Victoria Secret. Com esta converseta toda, já devem ter percebido onde é que o Revo One falha, não é? Pois, é exactamente no desempenho com programas mais pesados, jogos ou outro qualquer tipo de folclore digital neste bibelot tecnológico. Por isso, e de acordo com a nossa experiência de utilização, o melhor é pensar nele para o escritório ou para a sala (como media center) para o fundo da nossa lista de computadores testados.

Dada esta explicação, o melhor mesmo é começar por ligar o Revo à electricidade e depois à TV ou monitor via HDMI, um tipo de conectividade que se saúda num PC deste género. Mas também há uma DisplayPort para quem a ligação HD ainda é uma miragem. Depois, é um desfilar conectividade: há Bluetooth (que pode ser usado para emparelhar o smartphone Android e controlar o Revo à distância com uma app, Wi-Fi 802.11ac/a/b/g/n, quatro portas USB (duas delas 3.0), Ethernet e uma espécie de cereja no topo do bolo (até porque fica mesmo no topo): um leitor de cartões SD.

Lá dentro, para armazenar uma centena de filmes (legais), de séries (backups de DVD) e de músicas (compradas no iTunes) há uma configuração de discos curiosa: três discos de 1,5 TB ligados em RAID5, um sistema usado para ambientes onde é preciso redundância e leitura rápida de dados. No campo da personalização, a Acer tem várias soluções, onde a discos híbridos e mecânicos de 500 GB a 2 TB e memória DDR 3 até 8 GB se juntam processadores que vão desde os Celeron aos i5 5200U com uma GPU Intel HD Graphics 5500. Em concreto, a configuração que a Acer nos enviou, revelou-se muito satisfatória, com um i3 a 2,10 GHz, a tal placa Intel HD e o sistema de discos que dá um total de 4,5 GB.

Com todas estas cartas em cima da mesa, o que é que a Acer nos propõe, afinal? A resposta é muito simples, tal como o design do Revo One: uma máquina com um compromisso interessante entre o media center de sala e um desktop para escritório (com ferramentas de produtividade), que pode ser expandido através de discos rígidos externos ou cartões SD.

 

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version