Recuperar ficheiros apagados em três passos com EaseUS Data Recovery

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Todos nós já apagámos ficheiros sem querer. Na grande maioria das vezes por falta de cuidado a escolhê-los dentro de uma pasta, ou, no caso dos cartões de memória, através de uma formatação acidental.

Apesar disso pode recuperá-los facilmente usando o EaseUS Data Recovery. Este programa existe em quatro versões para Windows, três para Mac OS, mais quatro versões para iOS e duas para Android.

Todas as plataformas têm uma versão gratuita que oferece mais ou menos as mesmas funcionalidades que as versões pagas, mas com algumas limitações, como a quantidade de dados que se consegue recuperar que é de 2GB. As versões gratuitas também não têm direito a assistências técnica nem actualizações.

Depois de dar conta que apagou um ou mais ficheiros sem querer não faça mais alterações no disco, como gravar ou copiar ficheiros porque, se o fizer, vai reduzir muito as hipóteses de recuperar os seus dados.

Active o programa e siga estes três passos:

Defina os tipos de ficheiros que quer recuperar: Gráficos, inclui todos os tipos de imagens; áudio, ficheiros MP3, Wav, etc; Email mensagens de email; Documentos, ficheiros Word, Excel, etc; Vídeo, ficheiros MP4, MKV ou AVI; Arquivos, ficheiros ZIP ou RAR; Outros, ficheiros que não façam parte dos grupos descritos anteriormente.

Se escolher ‘All Types’ o programa vai procurar todos estes tipos de ficheiros.

Clique em Next para continuar.

Escolha a drive onde quer procurar os ficheiros apagados. Escolha apenas a drive onde estavam os ficheiros que apagou. Se escolher todas, o processo vai demorar bastante tempo.

Clique em ‘Scan’ para dar inicio ao processo de busca.

Depois de terminado o processo de busca, escolha na lista os ficheiros que quer recuperar e depois clique em ‘Recover’. O programa vai pedir-lhe uma localização para gravar os ficheiros a recuperar. Não deve escolher o mesmo disco de onde está a fazer a recuperação porque pode fazer com que os ficheiros a recuperar fiquem danificados.

Se não encontrou os ficheiros que procurava clique em ‘Deep Scan’. Isto vai forçar o programa a fazer uma busca mais detalhada do disco, pendrive ou cartão de memória.

O EaseUS Data Recovery pode ser descarregado e/ou comprado em www.easeus.com.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version