NEC e Intel desenvolvem a solução 'Cloud-Radio Access Network'

NEC-Wall-New-01

A NEC Corporation anunciou que está a colaborar com a Intel no desenvolvimento da solução ‘Cloud-Radio Access Network (Cloud-RAN)’ para virtualizar as funções das estações base móveis.

Nos próximos meses as empresas vão iniciar uma prova de conceito conjunta para verificar as capacidades da solução Cloud-RAN. As estações base móveis são compostas por uma Unidade Digital (UD) que controla o processamento de dados e uma Unidade de Rádio (UR) que envia e recebe ondas de rádio.

A solução Cloud-RAN separa as funções da UD das estações base móveis, fazendo com que essas funções sejam executadas em servidores equipados com processadores da Intel. Esta situação torna possível centralizar as funções da UD, permitindo que várias unidades de UR sejam controladas centralmente a partir de um servidor.

A solução melhora o desempenho da comunicação das estações base móveis através de um controlo mais preciso da interferência rádio entre as URs, ao mesmo tempo que reduz o consumo de energia e a ocupação do espaço, consolidando o hardware da UD.

Via NEC.