EventosMultimedia

Kodak traz de volta o Super 8

Kodak Super 8

O ressurgimento de formatos analógicos, como o vinil ou as fitas magnéticas para o áudio, deu a ideia à Kodak de fazer um ‘reboot’ às suas lendárias câmaras de cinema Super 8, que tantas memórias perpetuaram na segunda metade do Século XX. Assim, a Kodak apresentou ontem no Consumer Electronics Show, que está a decorrer esta semana em Las Vegas, dois novos modelos de câmaras Super 8 que, pasme-se, captam imagens em filme!

As câmaras são muito semelhantes aos modelos clássicos e até podem usar a icónica pega inferior. Apesar empregarem tecnologia analógica para gravar as imagens, as câmaras Super 8 de 2016 também incluem tecnologias modernas como viewfinders digitais, entradas USB e leitores de cartões SD Card. Tal como acontecia com o formato Super 8 original, os filmes serão comercializados em cartuchos que, nos Estados Unidos, custarão entre 50 a 75 dólares, não há indicação se este valor já inclui a revelação do filme. As câmaras em si vão custar entre os 400 e os 750 dólares.

Segundo a Kodak, este lançamento recebeu o apoio de muitas figuras conhecidas do mundo do cinema, como Steven Spielberg e Quentin Tarantino.

Estes primeiros modelos de câmaras Super 8 foram pensados para o mercado da educação. A empresa espera lançar modelos para o mercado doméstico em 2017.

A Kodak foi pioneira em inúmeras tecnologias de imagem, tanto para cinema, como para ambientes domésticos incluindo o desenvolvimento do formato de imagem JPEG usado hoje em dia para quase tudo o que tem a ver com imagem digital. Foi também a primeira empresa a construir uma máquina fotográfica digital, tecnologia que mais tarde, destruiu o seu principal sustento, a produção de filmes para fotografia e cinema. Para enfrentar as dificuldades financeiras a empresa recorreu a um programa de recuperação que implicou a venda de grande parte das suas patentes.

 

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×