Imprima de uma só vez todos os ficheiros da mesma pasta

Por: Marcia Campana
Tempo de leitura: 3 min

 

O 2Printer é um programa gratuito que encontrámos para o ajudar a imprimir todos os ficheiros (de qualquer tipo) que se encontram dentro da mesma pasta. Vamos utilizar a Linha de Comandos do Windows. Até pode especificar quantas cópias quer.

Precisa: 2Printer, Windows XP, Vista, 7, 8/8.1, 10

PASSO 1

Faça o download do programa 2Printer a partir daqui. Clique no ficheiro descarregado e siga os passos de instalação. Primeiro precisa de seleccionar a sua impressora por defeito para que o software saiba qual usar.

Para fazer isto, abra o menu Iniciar e escolha ‘Definições’, seguido de ‘Dispositivos’. Em ‘Impressoras e scanners’ navegue até ao fundo da janela e em ‘Definições relacionadas’ carregue em ‘Dispositivos e impressoras’, depois com o botão direito do rato escolha a impressora (na secção ‘Impressoras’), depois carregue em ‘Predefinir impressora’. Verá um sinal verde com um ‘V’ sobre essa impressora.

PASSO 2

Crie uma pasta com o nome ‘Print’ no disco C e adicione todos os documentos que quer imprimir. Para fazer isto, abra o disco C. No topo da janela, no separador ‘Base’, clique em ‘Nova Pasta’, chame-lhe Print.

Agora arraste ou copie todos os ficheiros que quer imprimir, para esta pasta. Para imprimir estes documentos todos ao mesmo tempo vai ter de usar a Linha de Comandos do Windows: entre no menu Start do Windows e escreva cmd, seguido de ‘Enter’. Agora escreva o seguinte comando com cuidado: 2Printer.exe –s “C:\Print\*.*” e depois volte a carregar em ‘Enter’.

PASSO 3

Finalmente, pressione a tecla ‘1’ para confirmar que não se importa que o 2Printer imprima uma página a mais (é o único ponto negativo da versão gratuita). Verá imediatamente uma mensagem a dizer para que impressora foram enviados os documentos. Também vão aparecer mensagens de ‘OK’ no fim de cada ficheiro, assim que cada um deles for impresso.

Se quer imprimir mais que uma cópia de todos os ficheiros na pasta, então adicione um espaço seguido de –copies 2 depois do comando de impressão, para que fique: 2Printer.exe –s “C:\Print\*.*” –copies 2. Pode, como é óbvio, substituir o ‘2’ pelo número de cópias que quiser.

 

Exit mobile version