Descomplicómetro – Redes Móveis

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Uma rede móvel ou celular é uma rede comunicação digital de dados e voz através de radiofrequências distribuída por várias parcelas de território chamadas células.

Cada uma destas células é servida por um retransmissor e usa um conjunto de frequências diferentes das outras para evitar interferências e também assegurar a optimização da largura de banda disponível.

A divisão em células do território coberto pelo serviço permite a gestão de energia por parte dos dispositivos ligados à rede porque consegue ajustar a potência de emissão consoante a distância para os retransmissores.

O conjunto das células que compõe a rede móvel permite a vários dispositivos como telemóveis, smartphones e computadores aceder à Internet e comunicar entre si, mesmo quando estão em movimento de uma célula para outra.

Rede celular

 

Para que a comunicação não seja interrompida quando um utilizador passa de uma célula para outra foi desenvolvido um sistema de ‘handover’, ou entrega da comunicação, em que o terminal, um smartphone, por exemplo, procura um novo canal de comunicação para que a chamada não caia quando passa para uma nova célula. Assim que um novo canal é descoberto a rede transfere essa comunicação para o novo canal. Isto acontece tantas vezes quantas as necessárias até a comunicação ser terminada pelo utilizador.

Este sistema oferece, porém, uma limitação na velocidade a que o utilizador se pode movimentar e, ao mesmo tempo, manter a comunicação activa; isto é, se o utilizador estiver a viajar suficientemente rápido entre células a rede pode não conseguir acompanhar a transição entre células e a comunicação é interrompida.

A largura de banda disponível para a comunicação num determinado local é dividida por todos os terminais presentes nessa célula, independentemente de estarem a aceder à Internet ou em comunicações de voz, por isso pode acontecer que num determinado sítio o terminal indique que a potência de sinal está no máximo e a chamada ou ligação à Internet podem ser interrompidas, ou nem ser mesmo possíveis, porque se esgota a largura de banda disponível nesse local. Isto acontece principalmente quando se passa de uma célula para outra.

No caso das ligações de dados as velocidades de transmissão de dados são obtidas através da agregação de vários canais de comunicação e somando toda a largura de banda disponível.

 

As torres de comunicação das redes celulares têm antenas unidireccionais dispostas em triângulo.

 

 

[alert variation=”alert-info”]GSM

Global System for Mobile Communications é a norma usada em todo o mundo para as comunicações móveis em redes celulares, todas as normas posteriores, como o LTE (Long Term Evolution), também conhecido por 4G, são evoluções da norma GSM.[/alert]

 

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version