Descomplicómetro – Apple 3D Touch

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A Apple apresentou esta semana o novo iPhone 6S com uma tecnologia a que decidiu chamar 3D Touch que permite ao utilizador aceder a atalhos e informação extra guardada dentro das aplicações sem ter que a abrir. Por exemplo pode aceder a antevisões do conteúdo do correio electrónico sem ter que abrir as mensagens.

A Apple chamou a esta funcionalidade, integrada no iOS 9, ‘a nova geração da tecnologia multi-touch’ . O 3D Touch permite navegar rapidamente pelas aplicações, reconhece a pressão dos dedos, gestos e também dá feedback táctil.

Se o utilizador premir levemente um ícone de uma aplicação consegue ver uma antevisão sem abrir essa aplicação ‘Peek’, se manter o dedo mais tempo em cima do ícone consegue ver mais informação, mas sempre sem abrir a aplicação ‘Pop’. Esta funcionalidade também funciona dentro de algumas aplicações como o cliente de email do iOS.

Esta funcionalidade foi lançada em primeiro lugar no Apple Watch com o nome Force Touch e permite limpar todas as notificações com um único toque.

Esta nova tecnologia funciona através de sensores integrados no sistema de retro-iluminação do ecrã LCD do smartphone que medem a pressão dos dedos entre o vidro e a retro-iluminação. Depois um novo motor electromagnético faz funcionar um sistema de vibração que transmite ao dedo do utilizador uma vibração que engana o cérebro do utilizador para dar a impressão que carregou em qualquer coisa.

O novo iPhone 6S ainda não tem data de lançamento em Portugal nem existem indicações de preço.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version