10 dicas da Sophos para proteger o seu smartphone

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 6 min

A Exclusive Networks, distribuidor das soluções de segurança da Sophos, divulgou 10 dicas sobre os cuidados a ter com o seu smartphone de forma a diminuir o impacto em caso de roubo ou perda.

 

    • Bloqueio do ecrã – No caso de perda ou roubo, esta é uma boa medida para salvaguardar os dados e evitar o uso imediato e indiscriminado de quem se quer aproveitar desta situação. É possível configurar esta funcionalidade para que se ative no momento em que desliga o ecrã, impedindo o acesso ao equipamento sem uma password ou um PIN. Variando de dispositivo para dispositivo, é possível escolher entre cinco bloqueios: PIN, password, padrão desenhado na tela, reconhecimento facial e leitor de impressão digital.

 

    • Bloqueio do SIM – Bloquear o cartão SIM com um PIN de quarto números impede que seja possível ser usado noutro telefone, evitando prováveis sustos na factura e também que que se possa anular o bloqueio do ecrã com um “hard reset” (processo em que se coloca o telefone nas configurações de fábrica), sempre que o combinado com uma password do ecrã.

 

    • Aplicações para localizar o smartphone e/ou apagar os conteúdos – Existem várias aplicações, como o Sophos Mobile Control, que permitem localizar um dispositivo ou apagar os seus dados à distância. Mesmo assim, o próprio Android e a Google oferecem em todos os dispositivos um sistema menos sofisticado mas que permite a localização do dispositivo num mapa, a eliminação dos dados ou o reset das definições de fábrica à distância.

 

    • A Cloud como cópia de segurança – todos os dispositivos Android têm a possibilidade de armazenar a informação na Cloud. É, por exemplo, possível configurar a agenda dos contactos para que o dispositivo utilize sempre os dados armazenados no Google. Também pode fazer backups do calendário, das fotos e vídeos com Google+, cópias de segurança de documentos no Google Drive, e do correio electrónico, das conversações do WhatsApp e das configurações de aplicações, etc. Pode proteger tudo caso perca o equipamento, de forma a depois recuperar tudo imediatamente utilizando outro equipamento com a mesma conta. Esta prática é sempre recomendada quando a informação armazenada na cloud não é sensível. Caso se trate de informação profissional deverá ter em conta as políticas da empresa.

 

    • Saber o IMEI – é uma medida recomendável para qualquer telefone móvel, e não só para os equipamentos Android. Trata-se de um número com 15 dígitos que identifica cada um dos dispositivos existentes e que será solicitado pela polícia caso denunciar um roubo. Embora seja pouco provável a recuperação do dispositivo, serve para confirmar o dono desse equipamento. O número normalmente vem na embalagem original do telefone, mas também se pode encontrá-lo debaixo da bateria ou clicando na sequência *#06# e tecla de chamada de qualquer terminal.

 

    • Passwords para limitar o acesso às aplicações – algumas aplicações oferecem a possibilidade de ter um maior nível de segurança, permitindo configurar um acesso com password. É também possível utilizar aplicações que se encarregam de esconder o conteúdo que queremos manter a salvo dos intrusos.

 

    • Evite emprestar o equipamento ou partilhar as passwords – Não é estranho ver empréstimos de telemóveis, sobretudo entre os mais jovens, que chegam a partilhar, em nome de uma boa amizade, as senhas para aceder aos espaços privados do seu telemóvel, o que é algo a evitar a todo o custo. Se não tem outra solução além do empréstimo do telemóvel, deverá sempre fazer empréstimos por pouco tempo, e sob a sua supervisão. Deverá depois trocar as passwords.

 

    • Codificar o conteúdo do dispositivo – Uma das melhores opções para evitar que a informação do dispositivo seja utilizada por terceiros é codificá-la. Existem soluções no mercado que fazem isto de uma forma simples e sistemática, com um simples ‘Guardar como”.

 

      • Avisar a empresa de telecomunicações – As zonas movimentadas são os espaços preferidos pelos profissionais dos assaltos. Se for vítima de roubo, deve ligar o quanto antes para a sua operadora ou visitar uma das suas lojas para anular o cartão e pedir uma segunda via.

 

    • Use um software anti-malware – Deve usar sempre um software anti-malware de forma preventiva e com uma instalação atualizada. A Sophos possui uma app gratuita para dispositivos Android, o Sophos Free Antivirus and Security, que oferece proteção contra o malware e inclui filtro de spam para mensagens de texto e chamadas. Esta aplicação obteve o certificado dos laboratórios independentes AV-Test e também ajuda a evitar roubos provenientes do mundo virtual ao minimizar os padrões da engenharia social. Mas este será tema para outro capítulo dos conselhos de verão da Sophos.
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version