Cinco problemas do VLC resolvidos

Por suportar a larga maioria de tipos de ficheiros multimedia, o VLC é um dos melhores programas de reprodução de áudio e vídeo à disposição dos utilizadores tanto de...

Por suportar a larga maioria de tipos de ficheiros multimedia, o VLC é um dos melhores programas de reprodução de áudio e vídeo à disposição dos utilizadores tanto de PC como Mac e plataformas móveis.

No entanto, tal como todos os outros programas, também o VLC por vezes dá problemas. Vamos resolver os cinco mais comuns.

 

Os vídeos HD não são reproduzidos suavemente

Este problema ocorre principalmente quando tenta reproduzir um ficheiro de vídeo em formato MKV. E acontece porque o módulo que descodifica os ficheiros MKV precisa de muita memória para funcionar correctamente. O problema pode ser resolvido alterando algumas configurações do VLC. Aceda a ‘Ferramentas’, ‘Preferências’ depois escolha ‘Todos’, que está no canto inferior esquerdo da janela ‘Preferências Simples’. Isto vai mudar o nome da janela para ‘Preferências Avançadas’ e mostra uma lista de opções numa zona à esquerda. Clique na seta ao pé de ‘Entrada/Codecs’ e depois na seta ao pé de ‘Codecs de Vídeo’ e depois em ‘FFmpeg’.

PCGuia

Na zona do lado direito clique no menu que aparece ao pé de ‘Ignorar o filtro cíclico para descodificação H.264’ e depois clique em ‘Todos’.

 

Os vídeos do YouTube não são reproduzidos correctamente no VLC

Para tocar um vídeo do YouTube no VLC, copie o URL a partir do YouTube, mude para o VLC, prima a combinação de teclas CTRL+N e cole o URL na caixa que aparece. Isto permite ver vídeos do YouTube sem que apareçam anúncios.

No entanto, este método pode não funcionar sempre. Se for o caso tem de descarregar um ficheiro de lista de reprodução do YouTube (que tem a extensão .LUA) para substituir o que tem no seu computador por defeito. Clique aqui e descarregue o ficheiro .LUA para o seu computador. Depois copie-o para a pasta ‘Playlist’, que encontra dentro da pasta onde tem o VLC instalado. Normalmente o caminho é: C:Program FilesVideoLANVLCluaplaylist. Clique em ‘Sim’ quando lhe for pedido para substituir o ficheiro. Nas versões mais recentes do VLC, a pasta pode conter ficheiros com a extensão .LUAC em vez de .LUA. Se for o caso, apague o ficheiro youtube.luac.

 

Quando quer reproduzir um vídeo aparece sempre a mensagem «Bufering»

Se está a tentar ver um vídeo do YouTube no VLC e o programa mostra uma mensagem que diz «Buffering» durante muito tempo, terá de alterar os parâmetros do Buffer, ou memória intermédia, para que fique mais de acordo com a velocidade da sua ligação à Internet.

PCGuia

Clique em ‘Ferramentas’, ‘Preferências’, depois escolha ‘Tudo’ no canto inferior esquerdo da janela ‘Preferências Simples’. Clique em ‘Saída de transmissão” na zona da esquerda e altere o número em ‘Cache (ms) do combinador de saída de fluxo’ para um valor entre 2000 e 3000, depois clique em ‘Gravar’. Esta configuração define o tempo de vídeo em milissegundos que é colocado na memória. Esta definição aloca a quantidade de memória RAM correspondente ao tempo definido. Para obter o melhor resultado terá que experimentar vários valores diferentes.

 

Os vídeos não têm som

Se os vídeos deixam de ter som, verifique primeiro se o problema não tem que ver com as colunas do seu computador.

Audio

Se tudo funcionar como deve ser, clique em ‘Ferramentas’, ‘Preferências’, depois clique em ‘Áudio’ na zona da esquerda. Certifique-se de que ‘Activar Áudio’ está ligado e de que o menu ‘Módulos de Saída’ está definido para ‘Automático’.

Se o problema persistir, pode repor as configurações na janela ‘Preferências Simples’.

 

A imagem está escura demais

PCGuia

As configurações padrão do VLC estão pensadas para a reprodução óptima da grande maioria dos vídeos, mas alguns podem ficar com uma imagem tudo menos óptima. Pode ajustar as configurações de imagem enquanto está a ver um clip clicando em ‘Ferramentas’, ‘Efeitos’ e ‘Filtros’. Depois aceda ao separador ‘Efeitos de vídeo’, clique em ‘Ajuste de Imagem’ e altere a posição do cursor de brilho. Depois ajuste o valor de contraste para que a imagem não fique sem pormenores. No final do vídeo, não se esqueça de retornar a configuração para os valores por defeito para que os outros vídeos não fiquem claros demais.

Categorias
DicasNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link