Ventos de buracos negros 'desligam' a formação de estrelas das galáxias

Um grupo de astrónomos a trabalhar no observatório espacial Herschel da Agência Espacial Europeia descobriu que os ventos de um enorme buraco negro estão a varrer o reservatório de...
Black-hole-ESA-01

Um grupo de astrónomos a trabalhar no observatório espacial Herschel da Agência Espacial Europeia descobriu que os ventos de um enorme buraco negro estão a varrer o reservatório de matéria-prima para a criação de estrelas da sua galáxia hospedeira.

Localizados no coração da maioria das galáxias, os buracos negros super-massivos são objectos extremamente densos e compactos com massas que têm milhões e milhões de vezes a do nosso Sol. Muitos são bastante passivos, como o que está no centro da nossa Via Láctea, contudo, alguns buracos negros devoram tudo o que os rodeia.

Estes buracos negros ‘devoradores’ não só usam o gás que os rodeia para se alimentarem, como também expulsam parte desse gás na forma de ventos fortes. Os astrónomos já suspeitavam que estes ventos eram responsáveis por escoar o gás interestelar das galáxias. Em particular, as moléculas de gás das quais nascem as estrelas. Este efeito pode afectar a formação de estrelas das galáxias, diminuindo a sua capacidade de criação ou mesmo extingui-la completamente.

Combinando dados do observatório espacial Herschel com novos dados do satélite de raios-X Suzaku, do Japão e EUA, os astrónomos detectaram ventos perto do buraco negro central da galáxia IRAS F11119+3257 e os ventos a empurrarem o gás galáctico para o exterior.

À medida que progridem para o exterior, os ventos tornam-se mais lentos, mas passam a varrer algumas centenas adicionais de massas solares de moléculas de gás por ano e empurram-nas para fora da galáxia. Este estudo mostra, pela primeira vez, que os ventos dos buracos negros estão a esvaziar de gás as suas galáxias hospedeiras através de expulsões em grande escala.

O estudo concorda com a teoria de que os buracos negros podem, em última instância, parar a formação de estrelas nas suas galáxias hospedeiras.

Via Agência Espacial Europeia.

Categorias
CiênciaNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link