Universidade de Aveiro desenvolve tecnologia de mobilidade eléctrica

A tecnologia que está a ser desenvolvida na Universidade de Aveiro chama-se Dispositivo Modular de Armazenamento de Energia Eléctrica (DMAE) e pretende diminuir a resistência à opção pelo automóvel...
UA-DMAE-01

A tecnologia que está a ser desenvolvida na Universidade de Aveiro chama-se Dispositivo Modular de Armazenamento de Energia Eléctrica (DMAE) e pretende diminuir a resistência à opção pelo automóvel eléctrico. Simplisticamente, consiste numa estrutura metálica que aloja baterias de iões de lítio – as mesmas que equipam os automóveis eléctricos – e que é móvel por estar instalada num camião.

Diminuir os tempos de espera para carregar o automóvel, ultrapassar as limitações decorrentes da rede eléctrica e possibilitar modelos de negócio decorrentes do armazenamento de electricidade, serão as características distintivas desta tecnologia que, sendo móvel, pode não só ir ao encontro dos condutores que optaram por um carro ecológico como também efectuar o armazenamento de electricidade em qualquer central de produção de energia renovável.

O DMAE virá a ser um camião eléctrico que executa o armazenamento de energia, tal como um camião cisterna armazena combustível fóssil. Embora dependente do tipo e capacidade das baterias que estejam inseridas no DMAE, a ideia é ser capaz de abastecer simultaneamente dez automóveis eléctricos, em modo rápido.

O projecto, apoiado parcialmente por um Vale Inovação, teve a duração de um ano e foi desenvolvido em parceria com a empresa D2M-Energytransit, à qual pertence a patente do DMAE. Os ensaios efectuados pelo protótipo construído no laboratório do DEM deram resultados que vão de encontro às expectativas da empresa.

Via Universidade de Aveiro

Categorias
HardwareNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link