Universidade Carnegie Mellon e IBM lançam parceria na área dos edifícios inteligentes (Vídeo)

A IBM anunciou uma parceria com a Universidade Carnegie Mellon, EUA, na área dos edifícios inteligentes. A universidade é a primeira instituição norte-americana do Ensino Superior a tirar partido...
Carnegie-Mellon-University

A IBM anunciou uma parceria com a Universidade Carnegie Mellon, EUA, na área dos edifícios inteligentes. A universidade é a primeira instituição norte-americana do Ensino Superior a tirar partido de um sistema de analítica baseado na cloud por forma a reduzir os custos operacionais e de energia. A universidade pretende, desta forma, reduzir cerca de 10% do total dos custos correntes assim que a solução da IBM esteja totalmente implementada nos 36 edifícios que compõem o campus.

Estima-se que os edifícios sejam os grandes responsáveis mundiais pelo consumo de energia até 2025, de acordo com o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia dos Estados Unidos. Os sistemas de climatização e de iluminação, os elevadores e os alarmes estão constantemente a comunicar dados através de sensores. No entanto, a maioria das empresas e instituições não tira ainda partido destes dados para identificar tendências na sua utilização.

A Universidade Carnegie Mellon vai endereçar estas questões a partir do Centro de Gestão de Edifícios da IBM, acessível a partir da cloud da IBM SoftLayer, de modo a monitorizar milhares de data points distribuídos pelos vários edifícios. Este sistema de analítica da IBM vai procurar detectar também problemas no sistema, tais como sistemas de aquecimento e de arrefecimento a trabalhar em simultâneo, e, de forma proactiva, propor alterações.

A nova tecnologia será testada inicialmente em nove edifícios e só mais tarde será estendida aos 36 complexos do campus universitário. A aplicação inicial deste centro de gestão da IBM será nos sistemas de climatização e só mais tarde nos sistemas de iluminação e de água.

[jwplayer mediaid=”110295″]

Categorias
HardwareNotíciasSoftwareVídeos

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link