Trojan PODEC para Android descoberto pela Kaspersky Lab

KL-Podec-01

Um software malicioso capaz de burlar com êxito o sistema de reconhecimento por imagem CAPTCHA foi detectado pela Kaspersky Lab. O Trojan SMS.AndroidOS.Podec desenvolveu uma técnica para convencer o CAPTCHA de que é um humano e assim conseguir forçar a subscrição por parte de milhares de utilizadores do Android infectados de serviços de valor acrescentado.

O PODEC, detectado pela primeira vez em finais de 2014, reenvia automaticamente os pedidos de CAPTCHA para um serviço online de tradução humana em tempo real que converte a imagem em texto. Pode também enviar mensagens para números de valor acrescentado que empregam ferramentas que ignoram os conselhos do sistema de tarifação (que notifica os utilizadores sobre o preço de um serviço e requer autorização antes de fazer o pagamento).

De acordo com os dados recolhidos com a ajuda da Kaspersky Security Network, o PODEC destina-se a utilizadores de dispositivos Android principalmente através da popular rede social da Rússia, VKontakte (VK, vk.com). Outras fontes descobertas pela Kaspersky Lab incluem domínios com os nomes de Apk-downlad3.rru e minergamevip.com. A maioria das vítimas até ao momento foi detectada na Rússia e países vizinhos.

O Trojan usa técnicas muito sofisticadas para evitar qualquer análise ao seu código. Os cibercriminosos utilizam um protector de código legítimo que faz com que seja difícil o acesso ao código fonte da aplicação Android. A Kaspersky Lab considera que o desenvolvimento do Trojan está ainda em curso, acreditando que o seu código está a ser reformulado e novas capacidades estão a ser adicionadas.