Microsoft substitui Android por Windows 10 nos Xiaomi

Xiaomi

A Microsoft desenvolveu uma forma de instalar o Windows 10 em smartphones Android. A Microsoft anunciou na semana passada que chegou a acordo com a fabricante chinesa Xiaomi para que alguns utilizadores do smartphone Xiaomi Mi 4 possam instalar e experimentar a versão de testes Windows 10 Technical Preview.

A possibilidade de se alterar o sistema operativo de um terminal Android não é novidade, desde há alguns anos que os utilizadores de smartphones com o sistema operativo da Google podem mudar os seus sistemas para o CyanogenMod, uma versão personalizada do Android que pode ser instalada em vários dispositivos.

No entanto esta é a primeira vez que um fabricante de smartphones permite oficialmente que se instale num dos seus produtos um sistema operativo móvel diferente do que vem de origem.

Para já, a possibilidade de se alterar oficialmente o sistema operativo de Android para Windows 10 está limitada a um único fabricante e só no território chinês. Segundo o site TechCrunch, a Microsoft não tem planos imediatos de extender este programa a outros territórios e marcas.

O Windows 10 será lançado este verão em 190 países e 111 línguas  diferentes. A actualização será gratuita para os utilizadores do Windows 7 e 8.1. O novo sistema operativo foi concebido para ser usado numa grande variedade de plataformas, desde smartphones a servidores.

Via CNet, TechCrunch