EventosNotícias

IBM demonstra potencialidades do Watson

IBM-Watson-Antonio-Raposo-01

Diversos gestores e líderes de negócio reuniram-se hoje no IBM Client Center Lisboa para explorar as potencialidades do sistema Watson. Este debate aconteceu no âmbito do evento ‘A Computação Cognitiva chega às Empresas, o IBM Watson em acção!’.

«O IBM Watson não é apenas uma inovação. É o expoente máximo dos super sistemas marcando o início de uma nova era das tecnologias de informação», salientou o Presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima.

Na área da analítica, o IBM Watson é capaz de processar um grande volume de dados por forma a descobrir padrões nesse aglomerado de informação e extrair conhecimento. Na verdade, cerca de 80% de todos os dados gerados pela sociedade digital são dados não estruturados (com origem em texto, tweets, imagens, fotos, vídeos, mensagens, entre outros), uma realidade que está muito além da capacidade de análise dos sistemas tradicionais.

O IBM Watson começou por ser aplicado à saúde, tendo-se destacado no apoio à investigação, diagnóstico e tratamento do cancro, mas a sua aplicabilidade já se estendeu às mais diversas indústrias, desde o retalho, à banca, à educação, aos transportes, ao turismo e mesmo à culinária, tendo já clientes em 25 países em todo o mundo.

No último ano, a IBM investiu no desenvolvimento de aplicações cognitivas. Em 2014, a empresa lançou o programa mundial IBM Watson Mobile Developer Challenge com o objectivo de incentivar parceiros e outras empresas da área das TIC a desenvolver aplicações na área da computação cognitiva.

Um primeiro conjunto de aplicações com tecnologia Watson está já pronto a ser lançado para o mercado e especializado nas áreas de turismo, distribuição, serviços de TI, saúde e organizações sem fins lucrativos.

PCGuia
Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×