MultimediaNotíciasSoftware

Docente do IPLeiria desenvolve nova tecnologia áudio para estúdios de Hollywood

Nuno-Fonseca-IPLeiria-01

Nuno Fonseca, docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) desenvolveu uma nova tecnologia áudio que actualmente está a ser testada em seis estúdios de Hollywood, nomeadamente 20th Century Fox, Disney, Paramount Pictures, Sony Pictures, Universal e Warner Bros.

O novo software utiliza sistemas de partículas, uma técnica usada em imagem, sobretudo efeitos visuais e computação gráfica, mas agora aplicada à área do som, vocacionada para grandes produções cinematográficas, dada a capacidade para lidar com milhares de sons em simultâneo.

Uma outra característica do software em questão é a sua capacidade para tirar partido dos sistemas mais recentes de som para cinema, como o Dolby Atmos ou o Auro-3D. Para além da sua aplicação na área cinematográfica, o software está actualmente a ser testado por outras organizações, incluindo a PlayStation Santa Monica Studios, a BBC, a Turner Broadcasting, a RadioFrance e a Universidade de Stanford.

PCGuia
Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link