Nuno Fonseca, docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) desenvolveu uma nova tecnologia áudio que actualmente está a ser testada em seis estúdios de Hollywood, nomeadamente 20th Century Fox, Disney, Paramount Pictures, Sony Pictures, Universal e Warner Bros.
O novo software utiliza sistemas de partículas, uma técnica usada em imagem, sobretudo efeitos visuais e computação gráfica, mas agora aplicada à área do som, vocacionada para grandes produções cinematográficas, dada a capacidade para lidar com milhares de sons em simultâneo.
Uma outra característica do software em questão é a sua capacidade para tirar partido dos sistemas mais recentes de som para cinema, como o Dolby Atmos ou o Auro-3D. Para além da sua aplicação na área cinematográfica, o software está actualmente a ser testado por outras organizações, incluindo a PlayStation Santa Monica Studios, a BBC, a Turner Broadcasting, a RadioFrance e a Universidade de Stanford.