Backups constantes no Windows 8

O Windows 8 inclui uma ferramenta muito útil para fazer cópias de segurança da nossa informação, o que evita termos de recorrer a software de terceiros: o Histórico de...

O Windows 8 inclui uma ferramenta muito útil para fazer cópias de segurança da nossa informação, o que evita termos de recorrer a software de terceiros: o Histórico de Ficheiros.


DE QUE PRECISA:
Windows 8 ou 8.1
Pen USB
Drive externa ou partição extra no disco


Se não costuma recorrer ao backup de ficheiros de forma periódica, esta funcionalidade do Windows 8 pode ajudá-lo bastante. O Histórico de Ficheiros faz uma cópia de segurança automática de todos os conteúdos das pastas do Windows e coloca-a num disco externo ou numa pen USB. Isto pode ser feito a cada hora, tempo definido por defeito, ou com a cadência que quisermos.

Em caso de problema, o restauro de ficheiros pode ser feito a partir do histórico de backups feitos com esta funcionalidade. O Histórico de Ficheiros pode funcionar com uma drive externa, mas se usar a Partilha de Ficheiros do Windows consegue ainda usar este sistema de backups com uma partição do disco rígido.

Backup1

1. Abra o Painel de Controlo e procure pela opção ‘Histórico de Ficheiros’.

Backup 2
2. Em seguida ligue uma pen USB ou um disco rígido externo ao seu computador e escolha ‘Seleccionar Unidade’. Volte agora ao ecrã anterior e clique em ‘Activar’.

Backup 3
3. Do menu da esquerda escolha a opção ‘Opções Avançadas’ para definir o tempo entre cada backup. Se a drive não estiver disponível, as cópias dos ficheiros serão gravadas temporariamente no disco principal. Pode definir a quantidade de espaço (percentagem) que quer reservar para isto em ‘Tamanho da Cache Offline’.

Backups W8 4

4. Em ‘Manter versões guardadas’ pode escolher durante quanto tempo é que quer manter as suas cópias de ficheiros. Também pode indicar quando é que quer apagar versões anteriores de backups. Se quiser apagar todas as versões guardadas para libertar espaço na sua drive externa, clique em ‘Limpar versões’.

Backup 5
5. O Histórico de Ficheiros não permite gravar backups para drives internas, mas há uma forma de contornar este problema. Clique com o botão do lado direito sobre a drive escolhida e seleccione o separador ‘Partilhar’. Entre em ‘Partilha Avançada’.

Backup 6
6. De seguida, seleccione a opção ‘Partilhar esta pasta’ e clique em ‘Permissões’. Aqui, active todas as caixas da coluna ‘Permitir’. Para finalizar, faça ‘Aplicar’.

Backup 7
7. Volte ao Histórico de Ficheiros no Painel de Controlo e, em ‘Seleccionar unidade’, escolha agora ‘Adicionar localização de rede’. Agora, a localização que partilhou na rede aparece seleccionável: neste caso ‘DODURAND’.

Backup 8
8. Para restaurar os ficheiros de que fez backup, entre na área ‘Restaurar ficheiros pessoais’. Vão aparecer várias janelas com os ficheiros e a data em que foram gravados, bastando seleccionar uma delas para “ressuscitar” a sua informação.

Categorias
Dicas

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link