O Windows 8 inclui uma ferramenta muito útil para fazer cópias de segurança da nossa informação, o que evita termos de recorrer a software de terceiros: o Histórico de Ficheiros.
DE QUE PRECISA:
Windows 8 ou 8.1
Pen USB
Drive externa ou partição extra no disco
Se não costuma recorrer ao backup de ficheiros de forma periódica, esta funcionalidade do Windows 8 pode ajudá-lo bastante. O Histórico de Ficheiros faz uma cópia de segurança automática de todos os conteúdos das pastas do Windows e coloca-a num disco externo ou numa pen USB. Isto pode ser feito a cada hora, tempo definido por defeito, ou com a cadência que quisermos.
Em caso de problema, o restauro de ficheiros pode ser feito a partir do histórico de backups feitos com esta funcionalidade. O Histórico de Ficheiros pode funcionar com uma drive externa, mas se usar a Partilha de Ficheiros do Windows consegue ainda usar este sistema de backups com uma partição do disco rígido.
1. Abra o Painel de Controlo e procure pela opção ‘Histórico de Ficheiros’.
2. Em seguida ligue uma pen USB ou um disco rígido externo ao seu computador e escolha ‘Seleccionar Unidade’. Volte agora ao ecrã anterior e clique em ‘Activar’.
3. Do menu da esquerda escolha a opção ‘Opções Avançadas’ para definir o tempo entre cada backup. Se a drive não estiver disponível, as cópias dos ficheiros serão gravadas temporariamente no disco principal. Pode definir a quantidade de espaço (percentagem) que quer reservar para isto em ‘Tamanho da Cache Offline’.
4. Em ‘Manter versões guardadas’ pode escolher durante quanto tempo é que quer manter as suas cópias de ficheiros. Também pode indicar quando é que quer apagar versões anteriores de backups. Se quiser apagar todas as versões guardadas para libertar espaço na sua drive externa, clique em ‘Limpar versões’.
5. O Histórico de Ficheiros não permite gravar backups para drives internas, mas há uma forma de contornar este problema. Clique com o botão do lado direito sobre a drive escolhida e seleccione o separador ‘Partilhar’. Entre em ‘Partilha Avançada’.
6. De seguida, seleccione a opção ‘Partilhar esta pasta’ e clique em ‘Permissões’. Aqui, active todas as caixas da coluna ‘Permitir’. Para finalizar, faça ‘Aplicar’.
7. Volte ao Histórico de Ficheiros no Painel de Controlo e, em ‘Seleccionar unidade’, escolha agora ‘Adicionar localização de rede’. Agora, a localização que partilhou na rede aparece seleccionável: neste caso ‘DODURAND’.
8. Para restaurar os ficheiros de que fez backup, entre na área ‘Restaurar ficheiros pessoais’. Vão aparecer várias janelas com os ficheiros e a data em que foram gravados, bastando seleccionar uma delas para “ressuscitar” a sua informação.