Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020
Reportagem PC Guia

Novidades no Samsung Forum 2015

Samsung Forum 2015

A Samsung organizou no Mónaco o Samsung Forum 2015 para dar a conhecer de perto todas as novidades apresentadas na CES deste ano. A PC Guia foi uma das convidadas para esta demonstração e trazemos-lhe um resumo do que por lá vimos.

O tema Internet of Things (IoT) esteve mais uma vez em grande foco na apresentação de uma empresa ligada à tecnologia. O Presidente e CEO da Samsung Electronics, BK Yoon, acredita que a conexão entre todos os aparelhos vai mudar a maneira como nos ligamos.

O Presidente da Samsung Electronics Europeia também fez referência à IoT e afirmou que este tem sido um momento desafiante para a empresa, por causa do estado da economia e da sociedade. Ainda segundo o mesmo, nos últimos dez anos conseguiram crescer na Europa e querem, por isso, assegurar o crescimento para os próximos dez. A ambição da Samsung para a IoT é conseguir a ligação entre todos os aparelhos até 2020.

Smart Camera NX500

A nova Smart Camera NX500 foi a única novidade, uma vez que, ao contrário dos restantes dispositivos, ainda não tinha sido apresentada ao público. A ligação dos utilizadores aos social media levou-os a exigir mais da qualidade de imagem, e foi com isso em mente que a Samsung lançou a NX500. Conta com características de conectividade exigidas por fotógrafos amadores. O sensor escolhido foi o BSI APS-C de 28 MP que permite criar fotografias de qualidade profissional.

Além de fotografar com elevada qualidade, a NX500 também promote gravar video em 4K UHD. No seu interior encontra-se aquele que a Samsung considera o seu melhor processador de imagem, o DRIMeV. Além disto, também contém um sensor de movimento.

As opções de conectividade oferecidas pela Samsung nesta câmara incluem Wi-Fi, Bluetooth e NFC. Isto, porque segundo Sangmoo Kim, Senior Vice President de TI & Mobile da Samsung Electronics, «vivemos numa cultura de selfies». Veja aqui o nosso hands-on com a NX500.

Galaxy A

Na área mobile, a Samsung adicionou três novos dispositivos à gama A: A3, A5 e A7. Estes dispositivos foram pensados para um público mais jovem, que cada vez mais gosta de selfies e por isso, todos têm uma câmara frontal de 5MP.

Enquanto o A3 e o A5 estão equipados com um processador quad-core Qualcomm Snapdragon 410, o A7 conta com dois processadores quad-core. Também nas RAM existem diferenças, com o A3 a estar equipado com 1 GB enquanto o A5 e o A7 com 2 GB.

A diferença nos tamanhos dos ecrãs é de meia polegada sendo que o A3 tem 4,5”, o A5 tem 5” e o A7 conta um ecrã de 5,5”, todos eles Super AMOLED.

Também existem diferenças nas câmaras traseiras, com 8 MP para o A3 e 13 MP para os A5 e A7. Os corpo destes dispositivos foi totalmente construído em alumínio.

Samsung Note Edge

Durante a exposição tivemos a oportunidade de mexer pela primeira vez no Samsung Note Edge. Apesar de ser um conceito interessante como poderá ver no nosso hands-on, a sensibilidade da barra lateral não é a mais precisa, mas só depois de uma teste mais intensivo é que vamos poder comprovar este problema.

Samsung SUHD TV

À semelhança do que se passou na CES 2015, a Samsung demonstrou o poder dos seus televisores SUHD com tecnologia Quantumm Dot, e temos de confessar que ficámos surpreendidos. Talvez não seja exagero, quando a marca anuncia 64 vezes mais expressão de cor. Serão dez os modelos SUHD, em três tamanhos diferentes.

Os novos televisores Samsung encontram-se equipados com o sistema operativo Tizen e o Quick Connect, para uma interacção mais rápida e eficaz entre televisor e smartphone ou tablet. Os novos televisores também contam com dois processadores quad-core, para um total de oito cores.

O Tizen será uma realidade em alguns smartphones da Samsung, estando já simplificado o método de conversão de apk (Android) para tdk (Tizen). No entanto, não se confirma o rumor de que a Samsung estaria a considerar a possibilidade de deixar de vender dispositivos com Android.

Omni-speaker portátil

Para a área de home entertainment, a gigante coreana anunciou também as colunas Omni-speaker, que podem ser utilizadas sozinhas ou combinadas. Quando sincronizadas, as colunas poderão ser espalhadas pela casa de modo a que o som acompanhe o utilizador á medida que este se desloca, ou utilizadas para criar um sistema de som surround.

O modelo que pode ver na fotografia é a versão portátil. Este modelo tem uma bateria incorporada, para o caso de querer levar a música para o exterior.

O Samsung Galaxy S6 encontra-se no segredo dos deuses e a única informação que é partilhada é a confirmação da sua apresentação no Mobile World Congress 2015, daqui a cerca de um mês.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×