HardwareNotícias

Lançado Raspberry Pi 2

Raspberry Pi Foundation

A Raspberry Pi Foundation anunciou hoje a disponibilidade da versão 2 do microcomputador Raspberry Pi que foi o tema principal do número de Fevereiro da PCGuia.

O novo modelo oferece seis vezes mais capacidade de processamento que os modelos anteriores por vir equipado com um SoC que inclui um processador ARM Cortex A7 com quatro núcleos e 1GB de memória SDRAM LPDDR2. Este novo modelo é 100% compatível com os anteriores.

Tal como o mais recente Raspberry Pi B+, a versão 2 inclui 4 tomadas USB, uma tomada para ligação a redes com fios, uma HDMI e um jack multi função. O sistema operativo é carregado em cartões de memória microSD.

Raspberry Foundation

Devido a ter maior capacidade de processamento, este novo Raspberry Pi consegue executar um maior número de distribuições Linux incluindo Snappy Ubuntu Core e também o Windows 10 da Microsoft. Segundo a Raspberry Pi Foundation:

 

Desde o lançamento do Raspberry Pi que se tem feito um grande esforço de optimização de um grande número de aplicações e bibliotecas open-source como o WebKit, LibreOffice, Scratch, Pixman, XBMC/Kodi, libav e PyPy.

Mas chegámos ao ponto em que foi necessário fazer um upgrade do processador e da memória, mas sem deitar fora todo o caminho que já foi feito no que respeita ao desenvolvimento de hardware e software.

A Broadcom deu-nos uma grande ajuda com o fornecimento do novo SoC, BCM2836 que é retro compatível com o BCM2835 mas com um novo CPU de quatro núcleos ARM Cortex A7 que funciona a 900 MHz que assegura uma transição sem problemas.

O Raspberry Pi está à venda aqui por 31 euros.

Via Raspberry Pi Foundation.

PCGuia
Pedro Tróia
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.

Sem comentários

  • Grande novidade, vou encomendar um para mim quando lançarem, já experimentei a versão anterior só que não gostei da performance.
    Esta nova versão vai ficar ao mesmo preço do anterior! Muito bom.

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link