HTTP/2 promete mais velocidade e estabilidade na web

O protocolo de comunicação HTTP é um dos mais usados na Internet porque é o que permite a navegação pelas várias páginas web no seu browser e, ao fim de 16...
HTTP

O protocolo de comunicação HTTP é um dos mais usados na Internet porque é o que permite a navegação pelas várias páginas web no seu browser e, ao fim de 16 anos, vai agora ser actualizado para a versão HTTP/2. Esta semana o presidente do HTTP Working Group do IETF (The Internet Engineering Task Force) anunciou, através de um artigo no seu blogue, que o novo standard foi finalizado.

Quando for publicado e implementado, o HTTP/2 será a primeira actualização do Hypertext Transfer Protocol desde 1999, altura em que foi lançado a versão 1.1 do HTTP.

A nova versão do HTTP vai oferecer maiores velocidades de carregamento das páginas, ligações mais sólidas e a possibilidade dos servidores web enviarem dados directamente para a cache do seu browser para que o computador não tenha que esperar que os dados cheguem.

Mas uma das grandes vantagens que esta nova norma HTTP vai trazer é a possibilidade dos servidores gerirem vários pedidos HTTP simultâneos do mesmo IP que fazem com que as páginas carreguem mais devagar ou não carreguem de todo. A nova norma permite que os servidores lidem com vários pedidos ao mesmo tempo que são todos entregues aos clientes ao mesmo tempo.

O HTTP/2 vai incluir também melhores capacidades de encriptação de tráfego.

A Google anunciou que vai mudar para o novo HTTP/2 assim que for possível para aumentar a velocidade de navegação do browser Chrome.

Quem quiser explorar a norma HTTP/2 já o pode fazer usando o Firefox e o Chrome, bem como através da instalação de software de servidor. Pode ver como aqui.

Via The Next Web

Categorias
InternetNotícias
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link