PCGuia

Gemalto afirma que os seus cartões SIM são seguros

A Gemalto, fabricante de cartões SIM e outros sistemas de identificação como os chips para passaportes inteligentes, afirma que os seus produtos são seguros, apesar dos documentos secretos divulgados por Edward Snowden sugerirem o contrário.

Foi noticiado recentemente que a National Security Administration (NSA) e o British Government Communications Headquarters (GCHQ) criaram, em Abril de 2010, o Mobile Handset Exploitation Team (MHET) com o intuito de quebrar o sistema de encriptação de comunicações presente nos cartões SIM usados nos telemóveis em todo o mundo para aceder às redes dos operadores tanto para comunicações de voz e SMS como Internet móvel.

A equipa do Mobile Handset Exploitation Team conseguiu ‘roubar’ um número não identificado de chaves de encriptação a operadores de telecomunicações e a vários fabricantes de cartões SIM, incluindo a holandesa Gemalto. Este roubo permite a estes serviços secretos interceptar as comunicações móveis qualquer que seja o local ou o operador utilizado.

Segundo a notícia do site TechCrunch, as operadores de telecomunicações da Austrália já estão investigar o caso e podem vir a proceder à recolha dos seus cartões SIM.

Via TechCrunch.

Exit mobile version