Ericsson Mobility Report revela que cinco apps geram a maioria do tráfego de dados móveis

Ericsson-Mobile-01

As conclusões apresentadas na edição preliminar do relatório Ericsson Mobility Report revelam que cinco aplicações principais dominam o tráfego móvel gerado através de dispositivos inteligentes. Nos países que constam no relatório – EUA, Coreia do Sul e Espanha –, estas apps representam respectivamente cerca de dois terços de todo o tráfego aplicacional sobre redes móveis, o que reflecte uma tendência mundial.

O streaming de vídeo e as redes sociais foram de longe as aplicações mais populares em cada país. Apesar das tendências gerais, cada nação tem as suas próprias preferências: em Dezembro de 2014 o top três nos EUA incluía as apps Netflix e YouTube, e na Coreia do Sul destacaram-se a app AfreecaTV e o portal NAVER desenvolvido no próprio país. O Facebook foi a app número um em cada país estudado.

O relatório conclui ainda que o vídeo móvel domina o crescimento do tráfego, prevendo-se que aumente cerca de 45% ao ano até 2020. Ao longo dos próximos seis anos, o tráfego total de vídeo móvel vai crescer 17 vezes mais do que nos últimos seis anos.

Entre os factores mais importantes que impulsionam este rápido crescimento incluem-se o aumento da quantidade de dispositivos capacitados para a reprodução de vídeo, a maior dimensão dos ecrãs e a melhor qualidade de imagem. O outro motivo de crescimento tem a ver com o facto de o vídeo se estar a transformar numa parte cada vez maior do conteúdo online, nomeadamente no que diz respeito a notícias, anúncios e social media.