DicasGuia completo

Como criar um MBNet no iPhone

MBNet

Se é daquelas pessoas que leva a segurança muito a sério, vamos dar-lhe uma dica para evitar usar o seu cartão de crédito para comprar em lojas online.

Vai precisar de
iPhone com iOS 6 ou posterior
App iMB Net

A solução passa pela criação de um cartão MB Net, que vai apenas ter a quantia necessária para comprar aquilo que quer. Antigamente, a criação de um MB Net tinha de ser feita online e era um processo algo complicado, mas isso agora mudou. O que tornou este processo mais simples foi a criação da app MB Net para smartphones, onde em segundos ficamos com um cartão de crédito virtual e com um montante fixo definido por nós.

Compras com limite
Por exemplo, imagine que quer comprar um casaco numa loja online com um preço de 39,99 euros. Em vez de estar a inserir os dados do seu cartão de crédito pode criar um MB Net com 40 euros e apenas essa quantia fica à disposição da loja para esta fazer o débito. Se houver algum problema, e como este valor não está associado à sua conta do banco, é impossível cobrarem-lhe mais que o estabelecido.

 

mbnet-1
1  Comece por activar o serviço MB NET no multibanco. No primeiro ecrã escolha MB NET e em seguida introduza um código secreto de seis dígitos. Vai ter de memorizar este código, pois o serviço não vai remeter este código. Confirme o código no ecrã seguinte e escolha o valor diário do seu MB NET. Neste caso introduzimos 10 euros como valor máximo para gastar diariamente. Tenha em atenção o valor que escolhe, pois, mais tarde, quando escolher o plafond do seu cartão, não vai poder ultrapassar este valor na app. O talão que sai vai mostrar o seu nome de utilizador e o valor escolhido para o seu cartão MB NET.

Para já, a app oficial da SIBS está apenas disponível para iOS, existem apps semelhantes para Android mas são feitas pela Vodafone e MEO. No seu iPhone, aceda à App Store e depois procure por ‘mb net’. Faça o download da app iMB Net – há uma versão gratuita (LITE, com limite de plafond até 10 euros) e outra paga, onde o limite atinge os 1000 euros.

mbnet-3

Entre na app com o nome de utilizador e o código que definiu no multibanco. No ecrã seguinte vai poder definir a quantidade base do montante a colocar no seu cartão – pode ser em euros, dólares ou libras. A utilização pode ser ‘Tradicional’ (sem validade) e ‘Multi-utilização’, onde vai poder definir a validade do MB NET. Assim que tocar num valor é levado para outro ecrã onde pode refinar o valor: por exemplo, se escolheu 5, pode rodar no círculo cinzento e ir até 7, 8 ou 9 euros, por exemplo. Nunca pode é ultrapassar o limite que definiu no multibanco.

mbnet-4

Quando tiver o valor desejado, toque em ‘Criar Cartão’. De imediato surge um cartão dourado no ecrã, o seu MB NET. Para ver os detalhes do mesmo clique no ícone em baixo que tem o cartão e uma seta da direita para a esquerda. Para copiar o número do cartão e o código de segurança para usar num site, a partir do smartphone, toque no botão de partilha que está ao lado deste ícone do cartão de que falámos.

mbnet-5

Para ver todos os seus cartões e detalhes das compras feitas, entre em ‘Consulta’. Aqui vai ter todos os cartões que já criou, mesmo os cancelados. Para cancelar um cartão, toque no mesmo e no ícone ‘X’ que surge em baixo, confirmando depois a operação. Para criar cartões, repita o processo a partir do passo 3.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×