Ataque DDoS pode custar a uma empresa cerca de 400 mil euros

De acordo com os resultados de um estudo elaborado pela Kaspersky Lab e pela B2B International, um ataque DDoS dirigido contra os recursos online de uma empresa pode causar...
DDoS-Ata-01

De acordo com os resultados de um estudo elaborado pela Kaspersky Lab e pela B2B International, um ataque DDoS dirigido contra os recursos online de uma empresa pode causar perdas com valores que oscilam entre os 46 mil e os 395 mil euros.

Os custos totais reflectem vários problemas. Segundo o estudo da Kaspersky Lab, 61% das vítimas de ataques DDoS perderam temporariamente o acesso a informação crítica para o seu negócio; 38% das empresas não foram capazes de prosseguir com a sua actividade principal; 33% dos inquiridos perderam oportunidades de negócio e contractos.

O estudo inclui os custos de reparação das consequências de um incidente no cálculo da média de gastos realizados. Por exemplo, 65% das empresas consultaram especialistas em segurança TI, 49% das empresas pagaram para modificar a sua infra-estrutura TI, 46% das vítimas tiveram que recorrer aos seus advogados, e 41% procurou a ajuda de um gestor de riscos.

A informação sobre ataques DDoS e a consequente interrupção do serviço da empresa tornam-se, muitas vezes, numa questão de domínio público. Segundo o estudo, 43% dos inquiridos informaram os seus clientes sobre um incidente deste tipo, 36% avisaram os representantes de uma entidade reguladora, e 26% dirigiram-se aos meios de comunicação. Em 38% dos casos, registou-se algum tipo de prejuízo para a reputação das empresas, como resultado de um ataque DDoS, e quase uma em cada três organizações afectadas tiveram que procurar a ajuda de consultores de imagem.

Categorias
InternetMercadosNotíciasSegurança

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link