Alunos da ESTG/IPLeiria experimentam aulas de matemática com conteúdos 3D em realidade aumentada

IPLeiria-Mat-01

Os estudantes dos cursos de engenharia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) experimentaram, pela primeira vez, aulas de matemática com conteúdos tridimensionais em realidade aumentada.

No âmbito de uma tese de doutoramento na Universidade Aberta sobre ‘As tecnologias tridimensionais como contributo para a aprendizagem da matemática no ensino superior’, de Teresa Coimbra, a unidade curricular de Análise Matemática contou com conteúdos 3D em realidade aumentada, para complementar o ensino, e testar e avaliar o potencial da aplicação da realidade aumentada em contextos educacionais.

Os conteúdos 3D em realidade aumentada já foram aplicados e testados em sete turnos da unidade curricular, alcançando mais de uma centena de estudantes, e pretende avaliar a pertinência da utilização destes conteúdos e verificar o seu impacto na aprendizagem e compreensão das matérias.