Youtube adoptou de vez o HTML 5

Há anos que o Youtube, o maior site mundial de partilha de vídeos, está a tentar ver-se livre da tecnologia Flash da Adobe, tanto no que respeita aos vídeos, como em relação ao leitor de permite aos utilizadores verem esses vídeos. O Flash lançado em 1996 já está muito desactualizado e acima de tudo não funciona correctamente em plataformas móveis, ou mesmo de todo como foi sempre o caso do iOS da Apple.

O Youtube anunciou através de uma publicação no seu blogue dedicado aos programadores que adoptou definitivamente o HTML 5 como norma para todas a operações em Chrome, Internet Explorer 11, Safari 8 e algumas versões beta do Firefox.

Uma das funcionalidades que foi incluída na norma HTML5 que permitiu esta mudança foi a Media Source Extensions do HTML 5 que permitiram a fácil implementação de um sistema em que a qualidade de vídeo se adapta à largura de banda disponível na rede sem que haja a necessidade de se re-sincronizar o vídeo no buffer o que leva a paragens. Segundo o Youtube, as paragens de para buffering reduziram 50% em todo o mundo e 80 por cento nas redes com menos largura de banda.

Outra funcionalidade que permitiu esta mudança foi a implementação das Encrypted Media Extensions que permite construção de leitores de vídeo HTML5 com protecção contra cópia dos conteúdos.

O Flash ainda não está morto de vez, mas esta alteração no Youtube de certo que fará com que esta tecnologia desapareça da Internet mais rapidamente.

Via Youtube