Western Digital My Passport Wireless

Com o crescente número de dispositivos móveis, que permitem não só manipular como criar conteúdos multimédia (através dos sensores de imagem, por exemplo), torna-se cada vez mais complicado encontrarmos...

Com o crescente número de dispositivos móveis, que permitem não só manipular como criar conteúdos multimédia (através dos sensores de imagem, por exemplo), torna-se cada vez mais complicado encontrarmos um local para armazenar e transportar dados que possam estar disponíveis a todos estes dispositivos.

Durante a feira de tecnologias de Berlim (IFA) conhecemos uma solução muito interessante, o Toshiba Canvio AeroMobile, mas este dispositivo tinha um problema, a sua pequena capacidade, devido ao facto de usar a tecnologia SSD. Para resolver essa situação a Western Digital tem um modelo em tudo semelhante, mas que devido ao facto de usar um disco rígido em vez de um SSD, permite-lhe armazenar mais dados, até um total de 2 terabytes. Disponível com 500 GB, 1 TB e 2 TB, este disco permite não só salvar dados através de uma rápida ligação USB 3.0, como através de um cartão SD, visto que trás um leitor integrado, ou aceder aos seus conteúdos disponíveis nos dispositivos que estejam ligados à sua rede Wi-Fi.

My-Passport-Wireless-side-image

 

Para tornar tudo isto ainda mais apetecível, a WD decidiu aplicar uma bateria que garante até 20h em standby ou 6h de stream de vídeo constante, mais do que suficiente para, por exemplo, ver um ou dois filmes durante uma viagem de comboio, sem precisar de estar a sobrecarregar a memória do seu smartphone ou tablet.

Para a gestão deste equipamento apenas precisa de instalar no seu dispositivo a APP My Cloud, ou então aceder através do browser, onde poderá controlar todos os parâmetros do equipamento, verificar qual a carga da bateria, capacidade do disco, entre outros. Através desta app, poderá até visualizar os conteúdos que estão guardados, sejam fotos, música ou vídeos. O leitor de cartões SD é uma função particularmente útil, especialmente para um fotógrafo profissional, pois permite, assim que se coloca o cartão no leitor, realizar um backup automático das suas fotos.

O facto de utilizar uma controladora embutida Wireless 802.11n com tecnologia MiMo permite-lhe ligar-se até 8 dispositivos ao mesmo tempo, ou realizar stream de vídeo em alta-definição até quatro dispositivos ao mesmo tempo.

O equipamento não é leve nem estreito, como a solução da Toshiba, mas nem por isso deixa de ser um dispositivo atraente, recorrendo ao desenho e esquema de cores de alguns discos portáteis da família My Passport, tendo como grandes diferenças o leitor de cartões, os LED de indicação da bateria e da rede Wi-Fi, o botão de ligar e o botão de configuração da rede Wi-Fi, isto se ignorarmos a já tradicional ligação USB 3.0.

Face à solução rival, este disco portátil da WD tem duas grandes vantagens, a elevada capacidade e a interface tanto das aplicações como da página de gestão do dispositivo, mas perde na resistência e durabilidade que só um disco SSD consegue oferecer, por não dispor de componentes mecânicos móveis.

Categorias
ArmazenamentoReviews

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link