Photoshop Elements 13

O Photoshop Elements é a versão básica do conhecidíssimo programa de edição de imagem Photoshop Creative Cloud (ou CS) da Adobe. O Elements destina-se a quem não precisa do...
Photoshop Elements 13

O Photoshop Elements é a versão básica do conhecidíssimo programa de edição de imagem Photoshop Creative Cloud (ou CS) da Adobe. O Elements destina-se a quem não precisa do Photoshop completo ou que não queira ou não possa gastar pela versão mais avançada.

A última versão á décima terceira iteração e, como sempre, vem cheia de novidades como uma nova forma, mais fácil, de misturar fotos, uma nova ferramenta de sugestão de reenquadramento (crop), mais efeitos e um sistema automático para criar imagens combinadas para o perfil do Facebook. Num aspecto mais técnico, o novo Photoshop Elements é agora mais compatível com monitores com altas densidades de pixels.

Ao contrário do Photoshop CC, o Elements é vendido da forma tradicional, ou seja, o utilizador compra uma licença que não requer o pagamento de uma assinatura mensal.

O Elements inclui a última versão do sistema Adobe Camera Raw, o que faz com suporte a maioria dos ficheiros de imagem em formato RAW dos principais fabricantes de máquinas fotográficas.

Outra novidade é a introdução da funcionalidade eLive que serve para ajudar os utilizadores menos experientes reunindo dicas, tutoriais e outros artigos sobre truques e dicas para começar usar melhor o programa.

O Photoshop Elements 13 vem acompanhado do Elements Organizer que serve para reunir num único local todos os conteúdos que vai usar, desde o sistema de ajuda até às imagens.

O Organizer permite importar ficheiros de imagem a partir das bibliotecas de outros programas ou partir de pastas inteiras. Depois de importadas podem ser organizadas em álbuns.

Se as fotos tiverem informação de georeferenciação pode vê-las num mapa mundo.

Outra funcionalidade digna de nota é o sistema de reconhecimento facial que permite organizar as fotos através das caras das pessoas que estão representadas.

A única coisa menos boa que este Organizer tem é a impossibilidade de organizar as imagens por tipos de ficheiros.

O editor

O editor de imagem do Photoshop Elements pode ser usado de três formas diferentes que oferecem ferramentas adequadas para cada tipo de utilizador. O mais simples é o modo rápido que oferece as ferramentas básicas como o recorte, alteração de luz e cor e detalhe.

A nova ferramenta “Crop Suggestion” está no separador Basic. Para a usar basta clicar no ícone Crop na barra que aparece à esquerda, o que faz aparecer quatro sugestões com outras tantas sugestões de reenquadramento da fotografia. Se não quiser usar essas sugestões pode fazer o crop da forma tradicional.

Outra novidade,a Refine Selection Brush, permite afinar a forma como uma zona da imagem está seleccionada de forma a ampliá-la ou reduzi-la para que o objecto que quer seleccionar fique certo.

O modo de funcionamento Expert faz com que o Photohsop Elements fique com uma interface muito parecida com a do Photoshop “completo”. Permite-lhe usar Layers (camadas) de forma poder adicionar ou remover elementos ou edições à imagem sem a estragar.

Adobe

O bom e o mau

Os modos de edição no Photoshop Elements 13 são perfeitos para ajudar os principiantes a obter bons resultados com muito pouco conhecimento técnico, mas e ao mesmo tempo mostram os principais processos de edição de imagem de uma forma simples.

Como sua biblioteca de fotos está sempre a crescer cresce, vai precisar de uma ferramenta como o Organizer para manter a sua biblioteca de imagens organizada.

O novo recurso Live E traz novas ideias e dicas para editar as imagens directamente a partir da Internet.

No reverso da medalha está a impossibilidade de filtrar os ficheiros por tipo, no Organizer, separando por exemplo os ficheiros raw dos JPEG.

Talvez o maior problema para os utilizadores mais avançados é que a versão do Adobe Camera Raw incluída no Elements é muito menos sofisticada que da versão do Photoshop.

Conclusão

O Photoshop Elements sempre foi um programa muito simples de usar para todos os que não querem, ou precisam, de todo o poder do Photoshop CC. Também tem a vantagem de ser muito mais barato (no longo prazo, pelo menos) em comparação com o custo de assinatura mensal ou anual para o Creative Cloud.

Pela positiva, a inclusão dos modos de edição rápida e orientada, demonstra que a Adobe está a dar muita atenção ao que os utilizadores menos experientes querem fazer com as suas fotos.

Se precisar de editar fotos de uma forma muito básica, o Photoshop Elements é o caminho a seguir.

Categorias
ReviewsSoftware

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link