Nokia Lumia 735

O Nokia Lumia 735 é um telefone assumidamente dirigido aos fãs de selfies, levando a que a característica que mais se evidência seja a câmara frontal de cinco megapixéis....

O Nokia Lumia 735 é um telefone assumidamente dirigido aos fãs de selfies, levando a que a característica que mais se evidência seja a câmara frontal de cinco megapixéis. Este não é o primeiro smartphone com uma câmara frontal com tanta definição, mas é possivelmente o primeiro que se assume como tendo sido criado para esta finalidade. Também o Skype foi um dos motivos pelo upgrade da câmara frontal, já que até são oferecidos três meses de chamadas gratuitas para números fixos e móveis.

A aparência é a de um smartphone rectangular, mas quando o analisamos mais perto encontramos alguns pormenores nas linhas que lhe dão mais graça. Está disponível em cores vibrantes, o exemplar que chegou à redacção apresenta um bonito cor-de-laranja quase fluorescente, que ao contrário do que se poderia pensar, não faz doer os olhos. Apesar da construção em plástico o acabamento não tem falhas e o aparelho não escorrega das mãos. A sensação ao tacto é muito agradável. Além dos botões de bloqueio e de volume, o Lumia 735 só tem um jack 3,5mm, todas as slots para cartões encontram-se escondidas dentro da capa traseira.

 

Lumia-735-hero1

No seu interior encontra-se um processador quad-core Snapdragon 400 a 1.2 GHZ, apoiado por 1GB de RAM e uma GPU Adreno 305. Apesar de não apresentar falhas óbvias, o Lumia 735 pode parecer um pouco lento, em especial no lançamento de aplicações que puxam um pouco mais pelo processador. A capacidade de armazenamento interno é de 8GB, apoiados por 15 GB de armazenamento no serviço de cloud da Microsoft, One Drive.

Se preferir utilizar um cartão microSD, este equipamento faz parte da lista de dispositivos que suportam até 128GB. O ecrã HD de 4,7 polegadas conta com uma resolução de 720 x 1280 e uma densidade de 312ppi.

A qualidade da câmara tem-se revelado uma grande mais-valia dos Lumia. A Nokia não se desleixou e equipou o Lumia 735 com um sensor de 6,7MP e lentes Carl Zeiss, assim como um único flash LED. As fotografias são nítidas, mas a fabricante poderia ter acrescentado mais uns megapixéis, já que as ofertas disponíveis no mercado para este range de preço já incluem sensores de 8MP. Se gosta de adicionar efeitos pode descarregar lentes diferentes. Apesar disto, o software de controlo da câmara é o standard do Windows Phone, o que torna a utilização um pouco básica. Opções como o ISO ficam de fora das opções.

Os amantes de selfies têm uma app própria à disposição chamada Lumia Selfie, que permite verificar a sua pose antes de salvar e editar. Depois surge um editor de fotografia básico onde também pode aplicar filtros.

A autonomia é sem dúvida um ponto forte neste smartphone Lumia, com uma utilização moderada consegui uma duração de dois dias, o que não é nada mau, se considerarmos que normalmente tenho de carregar o telemóvel todos os dias.

O Nokia Lumia 735 encaixa na perfeição no mercado jovem em que se quer inserir e vai fazer as delícias deste público, só terá de convencê-los a abandonar o Android. Por ter 4G permite que os uploads das selfies aconteçam em todo o lado e a toda a hora sem demoras.

Esta review foi publicada originalmente na PCGuia número 227 – Dezembro 2014

Categorias
MobilidadeReviews

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Assinaturas
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link