NEC e DOCOMO anunciam avanço na transmissão de dados entre máquinas virtuais

NEC-New-02

A NEC e a DOCOMO anunciaram a conclusão de testes que «confirmaram a possibilidade de transmissão de dados» entre várias máquinas virtuais com «velocidades até seis vezes superiores às actuais», através da utilização de placas de rede (NICs) com capacidade de Virtual eXtensible Local Area Network (VXLAN) offloading.

De acordo com as duas empresas, os testes «comprovaram que um sistema cloud configurado com o OpenStack Neutron é capaz de garantir transmissões de dados até 16Gbps, entre máquinas virtuais residentes em dois sistemas físicos diferentes». Os testes – os de maior escala envolvendo o OpenStack Neutron – foram conduzidos em cooperação com o National Institute of Information and
Communications Technology, a VirtualTech Japan Inc., a NTT Advanced Technology Corporation, o Japan Advanced Institute of Science and Technology, a Universidade de Tóquio e a Dell Japan Inc. Nestes testes, foi utilizado o ambiente StarBED, uma plataforma para a simulação de ambientes de Internet com mais de mil servidores físicos.

A DOCOMO espera apresentar comercialmente o OpenStack Neutron durante o ano fiscal que termina em Março de 2016. Tanto a NEC como a DOCOMO vão continuar a colaborar com a OpenStack Foundation, de forma a contribuir para a evolução dos serviços móveis baseados na cloud.