Se usa um dispositivo com uma versão do sistema operativo anterior ao Android 4.4, não vai receber nenhuma actualização para resolver um problema de segurança com o sistema WebView, um componente que permite ao programadores de apps mostrar conteúdos web nas suas aplicações.
O Webview é também parte essencial da estrutura de todas as versões do browser do Android até à versão 4.4 KitKat.
Segundo a Google, já não é prático resolver este problema.
O problema para a Google é que existem mais de 930 milhões de dispositivos em todo o mundo que ainda usam versões do Android anteriores ao KitKat e acaba de ser descoberta mais uma falha de segurança no Webview. A Google foi alertada para o problema, mas recusou resolvê-lo.
Segundo uma publicação de Andrian Ludwig, responsável pela segurança do Android, no Google+:
Até há pouco tempo fizemos adaptações do sistema Webkit que é usado na versão 4.3 e anteriores do Android para assegurar retro compatibilidade, mas o sistema Webkit tem mais de 5 milhões de linhas de código e centenas de programadores estão constantemente a fazer adições, por isso desenvolver actualizações para resolver problemas de segurança de partes do código com mais de dois anos já não é prático.
Ainda segundo Ludwig, a partir da versão KitKat do Android, os OEM (Original Equipment Manufacturer), por outras palavras os fabricantes dos dispositivos, podem distribuir eles próprios actualizações ao sistema Webkit feitas pela Google e no Android 5.0 Lollipop estas actualizações podem até ser distribuídas directamente através da loja Google Play.
O último conselho deixado por Ludwig é que os utilizadores com dispositivos que usem versões anteriores ao Android KitKat usem browsers alternativos que possam ser actualizados através da loja Google Play, como por exemplo o Chrome e o Firefox.
A Google através do seu Project Zero tem vindo a divulgar problemas de segurança que afectam os sistemas operativos Windows e Mac OS X 90 dias depois de serem reportados tanto à Microsoft como à Apple.
Actualização: Foram corrigidos erros na designação da versão 4.4 e 4.3
Via Google, Maximum PC