Ex-CEO da Motorola diz que o Nexus 6 não tem leitor de impressões digitais por causa da Apple

Segundo uma entrevista de Dennis Woodside, ex-CEO da Motorola, ao jornal britânico The Telegraph, a depressão que o Nexus 6 tem na parte de trás servia para albergar o...
Motorola

Segundo uma entrevista de Dennis Woodside, ex-CEO da Motorola, ao jornal britânico The Telegraph, a depressão que o Nexus 6 tem na parte de trás servia para albergar o leitor de impressões digitais que serviria para desbloquear o dispositivo, tal como já fazem os sistemas semelhantes que se encontram nos dispositivos Samsung e Apple.

Woolside indica que a razão para a remoção do leitor de impressões digitais do produto final foi o facto da Apple ter comprado a empresa que os fabricava. Como as empresas concorrentes nesse mercado ainda não estavam no mesmo nível tecnológico, a Motorola e a Google decidiram não incluir essa funcionalidade nos novo Nexus 6.

A empresa a que o Woodside se refere chama-se Authentec que foi adquirida pela Apple em Julho de 2012, o que é tempo demais para ser uma razão válida para justificar a remoção do sensor. Outro facto que causa alguma estranheza é que a Motorola e Google estiveram a fazer testes com sensores vindos de outros fabricantes como a Synaptics.

Uma razão que apontada para ter sido tomada a decisão de remover sensor no Nexus 6 pode ter a ver com o facto dos modelos fabricados por outras empresas requereram que o utilizador passe o dedo no leitor e não apenas tocar-lhe como acontece com o que é usado nos dispositivos Apple.

Este facto causou atrasos no desenvolvimento do API (Application Programming Interface) de leitura de impressões digitais que a Google estava a fazer de forma a permitir que outros fabricantes de software pudessem usar esse sensor nas suas apps. No entanto, há indicações que a Google continua o desenvolvimento dessa API e que a mesma pode vir a ser disponibilizada em breve.

Vai Ars Technica

Categorias
HardwareMobilidadeNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link