As novidades da apresentação de hoje da Microsoft (Vídeo)

Microsoft

A Microsoft apresentou hoje em Seattle as principais novidades do Windows 10 que dizem respeito à experiência de utilização em ambientes não empresariais.

A primeira grande novidade é a confirmação que o Windows 10 vai ser uma actualização gratuita para os utilizadores de Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1.

 

Um por todos e todos por um

microsoft-windows-10-live-verge-_0297

Como já se sabia, o Windows 10 será o primeiro sistema operativo da Microsoft comum a todas as plataformas, sejam elas computadores, tablets, smartphones e consolas.

Na apresentação de hoje a empresa de Redmond confirmou que o Windows Phone vai desparecer como nomenclatura, passando a chamar-se também Windows 10.

O novo Windows 10 vai poder funcionar em dispositivos com processadores ARM como tablets e smartphones mas não houve indicação sobre quais os dispositivos com Windows Phone que vão poder ser actualizados.

Joe Belfiore mostrou hoje uma versão de Windows 10 para dispositivos com ecrãs de 8 polegadas ou mais pequenos. Sendo a principal mudança visual a presença da imagem de fundo por trás dos tiles.

Tal como já acontece com outras combinações de sistemas operativos móveis e fixos como o iOS e MacOS, também o Windows 10 vai permitir por exemplo receber notificações em vários dispositivos ao mesmo tempo.

Na apresentação foram mostradas novas versões do Skype e do Office que se integram em todas as plataformas do Windows 10.

 

This is Sparta!

microsoft-windows-10-live-verge-_0807

Outra novidade que foi mostrada hoje que também já faz as rondas dos rumores nos sites de notícias de tecnologias, incluindo a PCGuia, foi o novo browser que vai substituir o Internet Explorer. Chama-se Project Spartan e vai ser o browser por defeito quando o Windows 10 for disponibilizado ao público este ano. O Project Spartan é mais mais leve e aparentemente usa algumas soluções que já existem noutros browsers como o Chrome ou Safari da Apple.

O Spartan vai incluir funcionalidades como a capacidade de se cortar e copiar informação a partir das páginas web para depois as partilhar automaticamente via OneDrive.

O novo browser vai ter também um novo modo de leitura que remove todos os elementos estranhos de uma página web para que o leitor se possa focar no conteúdo que interessa com mais facilidade.

 

Cortana chega ao Windows

microsoft-windows-10-live-verge-_0393

 

O sistema de controlo por voz Cortana que já existe no Windows Phone, infelizmente não disponível na versão portuguesa do sistema, vai chegar ao ao PC com o Windows 10.

Na versão desktop do Windows 10, o Cortana vai residir na campo de busca que está colocado ao lado do botão Iniciar. Vai ser possível fazer buscas por voz no computador e Internet.

microsoft-windows-10-live-verge-_0483

Mas é no formato móvel do Windows 10 que o Cortana brilha com a possibilidade de aceder a mais informação que no PC, ditar emails ou SMS, controlar a reprodução de música e lançar aplicações.

 

Jogos

microsoft-windows-10-live-verge-_1109

No que respeita a jogos no Windows 10, será lançada uma nova aplicação que é uma evolução da já existente Xbox Smartglass que permite, por exemplo, falar com os seus amigos na rede Xbox Live e ver vídeos de jogos gravados com a consola.

Mas a grande novidade é o jogo remoto que permitirá ao utilizador jogar títulos da Xbox One em qualquer PC com Windows 10 através da rede doméstica.

Ainda em relação à Xbox One, Phil Spencer, o chefe da divisão de gaming da Microsoft, confirmou que o Windows 10 também vai chegar à consola da empresa.

 

Holoquê?

windows10-hololens-1200-80

A Microsoft aproveitou para dar um passo para lá da interface de utilização tradicional do Windows com o HoloLens. Trata-se de um computador autónomo que usa realidade aumentada para sobrepor gráficos tridimensionais sobre aquilo que o utilizador está a ver. Não se trata de um sistema de realidade virtual como o Oculus Rift, Project Morpheus da Sony ou o Gear VR da Samsung que tem que estar sempre ligado a um dispositivo que faz o processamento da imagem. É um computador autónomo que o utilizador usa na cabeça.

Para já não há indicação de disponibilidade nem preço tanto do Windows 10 como do HoloLens.

[jwplayer mediaid=”107701″]

Via Microsoft, The Verge