Acelere o seu PC em 4 passos

Se acha que a sua máquina está lenta pode experimentar uma ferramenta que está disponível desde o Windows Vista que se chama Readyboost que usa uma pen USB ou,...

Se acha que a sua máquina está lenta pode experimentar uma ferramenta que está disponível desde o Windows Vista que se chama Readyboost que usa uma pen USB ou, mais recentemente, um cartão de memória SD para acelerar um funcionamento do computador. Esta aceleração é conseguida através da cópia de alguns ficheiros relacionados com os programas que está a usar para esses suportes, servindo-se deles como memória virtual mais rápida que a memória virtual tradicional que usa o disco rígido do sistema.

O Readyboost é particularmente útil para quem tem computadores pouca memória RAM e sem drives SSD.

O sistema Readyboost tem evoluído a par das várias versões do Windows que têm saído desde o Vista e a grande novidade nas últimas versões são a maior capacidade utilizável e a possibilidade de se usar mais que um dispositivo USB ou cartão de memória com este sistema.

Vai precisar de:

Computador com Windows Vista, 7, 8 ou 8.1

Cartão de memória SD e respectivo leitor ou Pen USB

 

  1. Escolher

    Microsoft

    Ao inserir o seu dispositivo pela primeira vez, aparece uma janela que lhe pergunta o que quer fazer. Escolha Readyboost. Será transportado para uma janela de configuração. Se já usou o dispositivo no passado ou definiu uma acção por defeito para esse tipo de dispositivos, como por exemplo abrir automaticamente com o Explorador do Windows, terá que abrir a janela onde estão todos os ícones das várias unidades de armazenagem, clicar no dispositivo que quer usar com o o botão direito do rato e escolher Propriedades. Depois escolha o separador Readyboost. Se o dispositivo não servir para o Readyboost o separador pode não aparecer ou se aparecer pode indicar que o dispositivo não pode ser usado.

 

  1. Dispositivo dedicado

    Microsoft

Se pretender usar o dispositivo apenas para o Readyboost pode escolher a totalidade do espaço de armazenagem do dispositivo. Para tal, basta clicar em “Reservar este dispositivo para o Readyboost”.

 

  1. Preparar

    Microsoft

Depois de clicar em OK no passo anterior, o Windows vai reformatar o dispositivo e prepará-lo para utilização pelo Readyboost. A partir deste momento, se o remover e voltar a instalar neste sistema, o dispositivo será sempre reconhecido e utilizado pelo sistema Readyboost.

 

  1. Fim

O sistema deve responder melhor assim que o passo anterior terminar. Obviamente que, se tiver uma máquina com especificações modestas não vai ficar com um supercomputador, mas vai notar de certeza uma desenvoltura que não tinha antes e vai conseguir adiar uma actualização por mais uns tempos.

 

Categorias
DicasGuia completoNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link