DicasNotícias

5 problemas do Windows Update resolvidos

Os sistema de actualizações automáticas do Windows dá muito jeito para manter a sua máquina sempre em forma, mas quando deixa de funcionar como deve ser pode ser complicado resolver o problema porque nem sempre é devido a factores muito evidentes. Nós damos uma ajuda.

O Windows Update indica problemas quando procura novas actualizações

Se aparecer a mensagem “Ocorreu um problema a procurar novas actualizações” com o código de erro 80072f8f, isso pode querer dizer que a data e hora do Windows Update não são as mesmas do seu computador.

Isto acontece normalmente quando o fuso horário da sua máquina está errado. Para resolver este problema, escreva “time” na caixa de pesquisa do ecrã Início. Clique em Data e Hora nos resultados que aparecem e verifique se o seu fuso horário está de acordo com o sítio onde se encontra. Em Portugal Continental e ilha da Madeira o fuso horário deve ser “(GMT) Greenwich Mean Time: Dublin, Edinburgh, Lisbon, London”, se estiver nos Açores deve ser “(GMT-01:00) Azores”.

Microsoft

Para mudar para o fuso horário certo clique em Mudar fuso horário e escolha o mais apropriado para sítio onde se encontra.

De seguida verifique se o relógio do computador está a sincronizar com o relógio online do Windows. De volta a Data e Hora, clique em Hora da Internet e clique em Alterar Definições. Verifique se a opção “Sincronizar com um servidor de horas da Internet” está ligada. Depois clique em actualizar agora. Se a sua máquina pertencer a um domínio local como acontece em muitas empresas este último procedimento pode não funcionar.

O Windows deixa de responder ou fica lento enquanto está a actualizar

Embora existam razões óbvias para que o Windows Update deixe de funcionar quando está a fazer actualizações, como a perda da ligação à Internet existem outras que são menos claras como ficheiros corrompidos. Para as resolver a Microsoft disponibiliza uma ferramenta que se chama Resolução de Problemas do Windows Update. Descarregue-o, abra-o, escolha Windows Update, depois clique em Seguinte. O programa procura os problemas mais comuns com sistema de actualizações e tenta resolvê-los.

Outra razão para que as actualizações fiquem muito lentas prende-se com a quantidade. Se não actualiza há muito tempo pode ser necessário descarregar e instalar dezenas de actualizações que estão na fila para a sua versão do sistema operativo. Isto pode levar de minutos a horas, consoante a velocidade da sua ligação à Internet.

As actualizações ficam no Windows 8 fica paradas nos 0%

Têm sido reportados vários problemas com as actualizações no Windows 8 que ficam paradas nos 0% mesmo que todos os procedimentos de actualização tenham sido cumpridos à risca e o sistema precise mesmo desses ficheiros.

Isto pode ter a ver com o facto do Windows pensar que está a trabalhar com uma ligação à Internet com limite de tráfego. Para verificar e corrigir o problema se for o caso, leve o apontador do rato ao conto superior direito do ecrã par fazer aparecer a barra dos Charms, clique em Alterar Definições, Rede, Ligações e clique na sua ligação de rede. Em utilização de dados clique em Configurar como ligação com limite de tráfego para desligar.

A actualização para o Windows 8.1 não descarrega

Ss tentar actualizar o Windows 8 para 8.1 e aparecer o erro 0x80073712 pode resolver o problema abrindo uma janela de linha de comandos escrevendo cmd no ecrã Início, clique com o botão direito em cima do ícone e escolha a opção “Executar como Administrador”. Depois escreva:

dism /online /remove-package/packagename:Pacakage_for_KB2919355~31bf3856ad364e35~x86~~6.3.1.14

Se estiver a usar a versão de 32 bit do sistema substitua x85 por amd64.

Prima Enter. Depois escreva:

DISM.exe /Online /Cleanup-image/Restorehealth

Prima Enter.

Depois escreva:

dism /online /cleanup-image /startcomponentcleanup

Prima Enter.

Depois deve conseguir instalar o WIndows 8.1.

O Windows não funciona depois de uma actualização

Se depois de uma actualização o seu sistema operativo deixou de funcionar como deve ser, a primeira coisa a fazer em executar o uma verificação do disco com o SFC (System File Checker) que vai verificar o estado de todos os ficheiros do Windows.

No ecrã Início, escreva cmd para abrir uma janela de linha de comandos, depois escreva sfc /scannow. Prima Enter.

Se isto não resolver o problema talvez seja preciso recorrer ao restauro de sistema. Os restauros de sistema não removem as actualizações, mas colocam as configurações do Windows no estado em que estavam antes de ser feita a actualização. No ecrã Início, escreva system restore e prima Enter. Escolha o ponto restauro mais recente da lista. Clique em Seguinte e depois em Terminar.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×