5 mitos sobre baterias e tudo à volta

A Internet está cheia de certezas sobre tudo e mais alguma coisa. Essas certezas podem não ser totalmente verdades como se pode ver por estes cinco mitos que tentamos...

A Internet está cheia de certezas sobre tudo e mais alguma coisa. Essas certezas podem não ser totalmente verdades como se pode ver por estes cinco mitos que tentamos desmistificar aqui:

Mito 1

Usar carregadores de marcas diferentes da do dispositivo destrói a bateria

Na sua grande maioria, os carregadores de marcas diferentes funcionam bem em todos os dispositivos semelhantes e desde que tenham o cabo apropriado, um carregador da Samsung consegue carregar um iPhone ou iPad e vice-versa. A guerra entre as duas empresas ainda não chegou a este ponto.

Belkin

Por outro lado, os carregadores de marcas genéricas como a Belkin ou Kensington também funcionam perfeitamente. Podem demorar um pouco mais a carregar as baterias, mas funcionam bem. Fuja é dos carregadores chineses sem marca porque são como as caixas de chocolate: nunca se sabe o que vem lá dentro…

Mito 2

Não se deve usar o dispositivo enquanto se carrega a bateria

Este mito liga com o anterior, porque se estiver a usar um carregador de marca branca, este pode não ter capacidade suficiente para carregar a bateria e fazer funcionar o dispositivo. Outra razão tem a ver com as notícias que têm vindo a público acerca de smartphones e carregadores que explodiram enquanto estão a ser usados em simultâneo. Isto tem a ver também com a última frase do ponto anterior.

Mito 3

Carregar o dispositivo durante a noite estraga a bateria

PCGuia

Isto já se diz há muitos anos desde que se inventaram dispositivos electrónicos com baterias. Enquanto que, há anos, isso podia ser verdade, hoje em dia os dispositivos são suficientemente inteligentes para parar de carregar quando a bateria chega à capacidade máxima. No entanto, as baterias de iões de lítio usadas nos dispositivos modernos não gostam de estar sempre à capacidade máxima, preferem estar entre os 40 e os 80% de carga, por isso se estiverem nesse estado não as carregue.

Mito 4

Nunca é preciso desligar o smartphone

Os especialistas aconselham desligar o smartphone à noite se não estiver à espera de receber nada importante. Aconselham também a desligar os smartphones pelo menos uma vez por semana para optimizar a vida da bateria. No caso específico dos Android o facto de os desligar limpa a memória do dispositivo e todos os processos extra que estão a consumir energia e ciclos de CPU, o que faz com que quando o liga este fique mais rápido e a bateria dure mais.

Mito 5

Não carregar a bateria enquanto não estiver completamente a 0

A tecnologia de baterias avançou o suficiente para evitar que estas fiquem viciadas. Quando as baterias não eram de iões de lítio, se fossem carregadas muitas vezes sem estarem completamente sem carga, iam perdendo capacidade ou como se dizia na altura ficavam “viciadas”. As baterias modernas não têm este problema no entanto têm um número finito de ciclos carga/descarga que normalmente anda na casa dos 400 aos 1200 dependendo da bateria findo os quais carregam até aos 100% mas gastam-se muito mais depressa até que têm que ser substituídas.

Categorias
DicasHardwareNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

  • App do Dia – Verdes Portugal

    A app Verdes Portugal ajuda a quantificar e qualificar os volumes de resíduos sólidos domésticos gerados por dia, mês e ano em cada uma das cidades de Portugal. A...
  • HP ZBook X2

    Visualmente, este ZBook X2, com o ecrã desligado, assemelha-se a uma mesa digitalizadora para trabalhos gráficos, fruto da quase inexistente moldura do ecrã táctil de resolução 4K, e pela...
  • A voz da casa do futuro

    Em 2002 sonhava com todo o potencial que a automação caseira poderia a ter na minha casa. Na altura encontrei soluções de domótica rudimentares que implicavam uma instalação profissional,...
  • Samsung Galaxy Note 9

    Samsung Galaxy Note 9, A5 (2017), S7 e S8 actualizados

    O patch de segurança de Novembro, disponibilizado pela Google, já está disponível para download nos Estados Unidos e na Bulgária para o Galaxy Note 9, no Canadá e Reino...
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link