5 dicas para o Modo de Segurança do Windows

O modo de segurança do Windows é um modo de funcionamento do sistema operativo que existe para ajudar o utilizador a diagnosticar e resolver problemas que surgem no computador,...

O modo de segurança do Windows é um modo de funcionamento do sistema operativo que existe para ajudar o utilizador a diagnosticar e resolver problemas que surgem no computador, como por exemplo bloqueios inesperados, lentidão ou corrupção de ficheiros que impeçam o computador de funcionar correctamente.

Neste modo, o Windows não carrega os programas que arrancam com o sistema operativo e apenas carrega os drivers de hardware genéricos do sistema operativo de forma a manter o computador num modo de funcionamento mais estável. Permite no entanto usar grande parte das funcionalidades do sistema operativo, remover aplicações ou editar configurações de forma a corrigir os problemas que a máquina pode ter.

Aceder ao Modo de Segurança

Nas versões do Windows anteriores ao 8 e 8.1, para aceder ao Modo de Segurança basta premir a tecla F8 enquanto o computador está a arrancar. Aparece um menu de arranque que lhe permite escolher o modo de arranque do Windows usando as teclas das setas e o Enter.

Microsoft

Se usar o Windows 8 ou 8.1, a tecla F8 já não funciona da mesma forma. Em vez disso, na interface Modern, clique no ícone de energia, prima a tecla Shift e escolha a opção Reiniciar. O computador arranca para um ecrã onde pode escolher o modo de arranque do computador. Escolha Resolução de Problemas, Opções Avançadas, Definições Arranque e depois Reiniciar.

Ao contrário do que se passa com as versões anteriores do Windows, o Windows 8 e 8.1 permite-lhe tentar resolver problemas directamente a partir deste ecrã como por exemplo fazer um Restauro de Sistema ou uma Recuperação total.

Usar o Modo de Segurança para remover rapidamente malware

Há várias razões para se usar programas antivírus em Modo de Segurança. Em primeiro lugar está a velocidade, como estão menos processos a correr, o programa antivírus funciona mais rapidamente sem perder qualquer eficácia.

Use este método para fazer uma busca completa aos ficheiros do seu computador quando suspeita que a máquina possa estar infectada.

Pode usar um programa antivírus tradicional incluído num pacote de protecção completa para o computador ou um programa de detecção e limpeza isolado como o Malwarebytes.

Depois da máquina arrancar em Modo de Segurança aceda ao seu programa antivírus manualmente e inicie o processo de busca completa do disco.

Descobrir o que está a fazer com que o computador não funcione

Se a sua máquina pendura regularmente, experimente arrancar para o Modo de Segurança para tentar identificar o problema através de um processo de eliminação. Como no Modo de Segurança o Windows não carrega os drivers da motherboard, placa de som, gráfica e qualquer outro hardware que tenha instalado no computador, se ele deixar de funcionar mesmo assim, pode eliminar-se problemas relacionados com qualquer driver que esteja instalado no sistema operativo.

O problema pode estar relacionado com erros no Registo que podem ser resolvidos através da utilização de utilitários de limpeza como o CCleaner, que devem ser usados no modo normal do Windows. Na pior das hipóteses pode ter algum componente danificado que pode necessitar de ser substituído.

Se tiver um computador desktop tenha atenção à fonte de alimentação. Muitas vezes quando a fonte de alimentação é levada ao limite por um dos componentes do computador deixa de conseguir fornecer energia estável, o que faz com que o computador bloqueie.

Arrancar por defeito para o Modo de Segurança

Se quiser fazer com o computador funcione realmente depressa, nada como o Modo de Segurança. Arranque o computador em modo normal, depois no Menu Iniciar (ou no ecrã Iniciar), escreva msconfig e prima Enter. Aceda ao separador Arranque e escolha a opção Arranque Seguro, depois pode escolher opções como o mínimo, apenas com interface de comando ou com acesso à rede.

Usar a impressora em Modo de Segurança

Como o Windows em Modo de Segurança não carrega os drivers do hardware que tem instalado no seu computador, a impressora também não funciona, mas pode abrir uma excepção. No Modo de Segurança escreva CMD clique em cima do ícone que aparece com o botão direito do rato e escolha “Executar como administrador”. Na linha de comando escreva:

REG ADD HKLMSYSTEMCurrentControlSetControlSafeBootNetworkSpooler /VE /T REG_SZ /F /D Service

Depois prima Enter. Para que possa usar a impressora em Modo de Segurança terá que abrir uma janela de linha de comando “net start spooler”.

Categorias
DicasNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link