5 Dicas para o Google Drive

Resolva os problemas mais comuns do serviço de produtividade na cloud da Google Google Drive não sincroniza É muito fácil criar uma grande quantidade de ficheiros no Google Drive,...

Resolva os problemas mais comuns do serviço de produtividade na cloud da Google

Google Drive não sincroniza

É muito fácil criar uma grande quantidade de ficheiros no Google Drive, tão grande que bloqueia o serviço. Alguns utilizadores reportam que a pasta do Google Drive nos seus discos deixa de sincronizar os ficheiros, mesmo que não esteja próxima de ocupar a totalidade do espaço disponibilizado pela Google. A mensagem “A preparar sincronização” aparece de cada vez que o apontador do rato passa por cima do ícone do Drive. Mas essa sincronização nunca se faz.

Auslogics

Pode tentar resolver este problema movendo alguns ficheiros para fora da pasta, o que não é de todo o pretendido quando se usa um serviço em cloud. Há uma outra solução, criar uma nova versão do ficheiro de log do Google Drive que o serviço tem de ler de cada vez que é feita uma sincronização. Para o fazer aceda à pasta c:Users[o seu nome de utilizador]AppDataLocalGoogleDrive, clique com o botão direito do rato no ficheiro sync_log.log e mude-lhe o nome para sync_log.old. Isto faz com que o sistema crie um novo ficheiro vazio quando colocar a aplicação do Drive a funcionar. Assim o Drive vai ser capaz de saber que ficheiros tem de sincronizar.

A pasta do Google Drive está cheia de duplicados

O Google Drive não tem um sistema de busca automática de ficheiros duplicados, mas se os houver pode procurá-los manualmente na pasta que guarda os ficheiros localmente usando um programa próprio para o efeito, como o Auslogics Duplicate File Finder.

Apagou um ficheiro sem querer

O Auslogics tem uma ferramenta para restaurar duplicados que apagou sem querer. Mas e se apagou algum ficheiro manualmente e depois despejou a Reciclagem?

Google

Nem tudo está perdido, há uma pasta de ‘Lixo’ que está na sua pasta online a partir da qual vai poder recuperar quaisquer ficheiros que apagou sem querer. Nesta pasta também encontra versões anteriores de ficheiros que tenha editado.

Para aceder a essa pasta, abra a página do Drive num browser e clique em ‘Lixo’, que aparece na barra à esquerda da janela. A visualização muda para uma lista dos ficheiros que foram apagados. Para os restaurar clique com o botão direito do rato em cima de qualquer um e escolha ‘Restaurar do Lixo’. Em alternativa, se quiser removê-los de todo escolha ‘Eliminar definitivamente’.

O Google Drive não instala no seu PC

Se está a tentar instalar o programa de gestão de ficheiros do Google Drive na sua máquina mas o programa diz-lhe que há um problema com certificado de segurança do site, isto quer dizer que o browser não reconhece o Google Drive como sendo um programa seguro. O suspeito do costume é o Internet Explorer, o problema é que, mesmo que não o use, o Google Drive usa alguma das suas funções para aceder à Internet. Por isso, para resolver isto tem mesmo de aceder ao Internet Explorer, clicar em ‘Opções’ e depois escolher ‘Opções da Internet’. Clique em ‘Avançadas’ e depois em ‘Segurança’. Desligue as três opções que começam por ‘Verificar se…’. Isto desliga a verificação do certificado de segurança do IE e assim desbloqueia o Google Drive. Feche o IE. Instale o Google Drive e depois aceda ao mesmo ecrã em que desligou as verificações e volte a ligá-las.

O Google Drive não sincroniza com o seu dispositivo Android

Se tem o Google Drive no seu PC e no seu dispositivo móvel Android e a sincronização não funciona, pode ter que ver com um problema na cache do Google Drive no seu dispositivo Android. Para resolver este problema toque nas três linhas para mostrar o menu, toque em ‘Definições’ e depois em ‘Limpar Cache’. Depois aceda às definições do Android, toque em ‘Apps’ e depois em ‘Google Drive’. Procure e toque na opção ‘Limpar Dados’ e depois em ‘OK’.

Categorias
DicasNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link