Dicas para tirar melhores fotografias com a câmara do seu telemóvel

Já repararam que as máquinas fotográficas digitais compactas são uma espécie em vias extinção? Hoje em dia toda a gente tira fotografias usando a câmara do smartphone. O problema...

Já repararam que as máquinas fotográficas digitais compactas são uma espécie em vias extinção? Hoje em dia toda a gente tira fotografias usando a câmara do smartphone. O problema é que apesar da evolução que as câmaras dos smartphones têm sofrido, a qualidade ainda não é a mesma da de uma máquina fotográfica “a sério”.

 

Um dos grandes problemas das máquinas fotográficas dos smartphones têm a ver com a impossibilidade de tirar boas fotografias em condições de fraca luminosidade.

No entanto pode usar alguns truques simples (muitos deles são mero senso comum), para melhorar o resultado final sejam fotos de férias ou daquela selfie com uma celebridade que encontrou numa visita a um sítio qualquer.

Usar bem a luz

Wikimedia

Esta dica aplica-se a todas as fotografias, sejam tiradas com máquinas fotográficas ou smartphones: não tire fotos à contra-luz (a menos que seja essa a intenção), mantenha o objecto da foto o mais bem iluminado possível. No caso dos smartphones isto é crítico visto que, como dissemos, a incapacidade de lidar com a falta de luz é uma das fraquezas das câmaras dos smartphones.

 

Limpar a lente

LG

Antes de tirar uma fotografia limpe a lente. Pode parecer algo óbvio mas é coisa que pouca gente faz e depois as fotos saem desfocadas. Os smartphones são coisas que são manipuladas várias vezes por dia e, a menos que use luvas, esse manuseamento deixa dedadas em todo o lado, incluindo o vidro da que protege a lente da máquina fotográfica do smartphone. Por isso lembre-se antes de fotografar, há que limpar a lente.

Evite zooms digitais

Os zooms que vêm nas apps de fotografia dos smartphones são digitais. Não são zooms ópticos. A diferença é que enquanto no primeiro está re-enquadrar a imagem removendo informação da fotografia, logo está a remover detalhes e qualidade de imagem, no segundo mantém a qualidade da imagem porque toda a ampliação é feita pela própria lente e aproveita a totalidade da resolução do sensor de imagem. Por isso se precisar de uma foto com mais ampliação e boa qualidade aproxime-se, não use o zoom digital.

Flash

Apple

Os flashes dos smartphones servem para desenrascar. Não se podem comparar de forma alguma a um flash mais a sério, mesmo os novos de duas cores. As apps de fotografia têm tendência a usar o flash demais quando está configurado para modo automático. Em algumas situações consegue obter melhores resultados se tiver o flash desligado. Ou então se passar a foto por um software de edição pode compensar a falta do flash.

Para ver se fica bem com e sem flash basta tirar uma foto com e sem e escolher a que lhe parecer melhor.

Afinações da app de fotografia

PCGuia

Resolução

Na sua grande maioria, as aplicações de fotografia permitem-lhe tirar fotografias a várias resoluções. As mais baixas são boas para quando é necessário tirar uma fotografia para enviar por MMS. Se estiver a tirar uma foto para ficar escolha uma resolução mais alta. Por isso antes de tirar fotografias verifique a que resolução o está a fazer. Não há nada pior que ter a certeza que tirou uma foto espectacular e depois quando a passa para o PC descobrir que só tem resolução VGA (640×480).

Estabilização de imagem

Já não necessidade de tirar fotos que fiquem tremidas. Isto porque a esmagadora maioria das apps de fotografia para smartphones têm um sistema de estabilização de imagem por software ou hardware. Ou uma mistura dos dois.

Se o seu smartphone não tiver um sistema de estabilização pode sempre apoiar os cotovelos numa superfície estável e quando chegar o momento de tirar a foto suster um pouco a respiração para evitar tremideiras indesejadas.

Balanço de brancos

De certeza já viu imagens, principalmente na TV, em que as pessoas estão esverdeadas ou azuladas. Isto tem a ver com o facto do operador de câmara por qualquer razão não ter definido o balanço dos brancos. Isto nota-se bastante quando passa de uma divisão iluminada por uma lâmpada incandescente para uma iluminada com uma lâmpada fluorescente.

Os smartphones conseguem detectar bastante bem o balanço de brancos, mas mesmo assim quando mudar de sala ou entrar dentro de uma casa espere um pouco antes de começar a tirar fotos sob pena do resultado serem imagens de pessoas com cores muito pouco saudáveis.

Se quiser pode alterar o balanço de branco manualmente na app de fotografia que usa no smartphone. Normalmente têm três ou quatro predefinições como “Luz diurna”, “Fluorescente” ou “Nublado” escolha a mais apropriada para o sítio onde vai tirar as fotografias.

Altere a exposição

Como dissemos, a principal limitação das câmaras dos smartphones é quando têm que funcionar em condições de baixa iluminação. Para tentar minorar esta limitação experimente alterar a exposição para um valor mais alto. Isto faz com que entre mais luz melhorando um pouco a qualidade da imagem em situações de pouca luz.

Salvar fotos através de software de edição

The GIMP

Existem muitos programas que o podem ajudar a melhorar as fotografias que tira. Muitos deles são gratuitos como GIMP, Paint.net ou se tiver um Macintosh o iPhoto. No entanto não os use directamente no telefone porque as versões móveis são sempre mais fracas que as versões para computador.

E o preto e branco?

Se tiver uma foto com sérios problemas de cor que não consegue resolver, experimente passá-la para preto e branco ou sépia. Muitas vezes consegue salvar uma foto problemática através deste truque. Mas não tire fotos a preto e branco, tire-as a cores e depois converta-as. É sempre mais fácil passar de cor para preto e branco do que o inverso.

Filtros para que vos quero

Instagram

Os filtros de apps como o Instagram servem para dar outra graça às fotos, mas também podem ser usados para disfarçar alguns problemas com as fotos. Experimente. Não custa nada!

Veja as instruções

As instruções da app de fotografia e do seu smartphone existem para alguma coisa. Dê uma vista olhos por elas para ter uma ideia concreta do que o seu dispositivo é capaz de fazer no que respeita a fotografia.

Categorias
DicasNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link