Jogar em qualquer computador com o Steam In-Home Streaming

Poder jogar computador via streaming, sem ter o jogo instalado na nossa máquina, é um desejo antigo. Contudo, os problemas para implementar estas tecnologias levaram a que muitos serviços de streaming de jogos que apareceram há alguns anos tenham falhado, como o OnLive e o GaiKai. Mas, como é costume, tudo o que o Steam toca transforma-se em ouro.
E foi precisamente o que aconteceu a esta tecnologia. Basicamente, o que o Steam In-Home Streaming permite é podermos jogar à distância um título que esteja instalado noutro computador. Isto elimina a obrigação de termos uma placa gráfica à altura e muita memória para jogar as últimas novidades, uma vez que o jogo está a correr apenas na máquina de origem. O melhor é que este sistema é compatível com Windows, Linux e Mac OS X. Neste guia vamos ensinar-lhe a configurar o Steam In-Home Streaming e até mostrar-lhe uma funcionalidade “secreta” que permite aceder ao seu computador com Windows pelo Steam.

Vai precisar de
Windows 7, 8 ou 8.1
Computador principal e outro secundário com Linux, Windows ou Mac OS X
Cliente Steam

 

stream 1
1 Configurar o Steam
Na altura em que estávamos a fazer este tutorial, o streaming de jogos estava ainda numa fase Beta. Para abrir esta funcionalidade, abra o Stream (download em store.steampowered.com). No menu de topo clique em ‘Steam’ e depois seleccione ‘Settings’. No separador ‘Account’, que surge logo, clique em ‘Change’ no separador ‘Beta Participation’. Na próxima janela escolha a opção ‘Steam Beta Update’. O programa vai reiniciar e voltar a ligar-se em versão Beta. Também tem de fazer estes passos no computador ou computadores onde vai querer jogar por streaming.

 

PCGuia

2 Escolher o jogo
No menu ‘Library’ pode encontrar todos os jogos que fazem parte da sua conta. Agora que está em versão Beta, vai reparar que por baixo do nome do jogo seleccionado há um botão ‘Stream’. Clique aqui para iniciar o jogo no seu computador principal e iniciar o streaming para o outro computador onde esteja ligado com a sua conta – para isso use o menu que fica à direita do botão ‘Play’ para instalar os jogos remotamente.

 

PCGuia

3 Desempenho do streaming
Vai poder encontrar a opção que permite ligar a ferramenta de análise de streaming na rede na área ‘In-Home Streaming’ no menu ‘Settings’ do Steam. Clique em ‘Advanced client options’ e seleccione ‘Display performance situation’. Da próxima vez que fizer streaming de um jogo vai poder ver a resolução e os fps no canto inferior esquerdo. Carregue na tecla F6 do teclado para ver mais pormenores do desempenho do streaming do jogo. O programa guarda sempre um ficheiro de log para que possa analisar os dados mais tarde. Pode encontrá-lo na pasta Logs no directório do Steam, em Program Files no disco do computador.

 

PCGuia

Usar jogos que não fazem parte do Steam
No seu computador principal, entre na área ‘Games’ e depois clique em ‘Add a non-Steam game to my library’. Vai abrir uma janela onde está todo o software que está instalado no seu computador. Seleccione o que quiser adicionar à sua biblioteca, mas tenha em atenção que como se trata de uma versão Beta os resultados podem variar.

 

PCGuia

5 Como usar o Notepad para fazer streaming
Aqui temos de contornar as permissões do Steam e usar um truque: adicionar o Notepad à biblioteca do software. Como este não aparece na lista de programas disponíveis vai ter de o procurar nas outras pastas do sistema. Nós damos uma ajuda: para não estar a perder tempo a vasculhar o PC, procure pela app no Search do Windows 8 e clique com o botão direito do rato em cima. Agora, no menu que aparece em baixo, escolha a opção ‘Open file location’. Agora basta clicar na barra de endereço do Explorador do Windows e copiar a localização. Voltando ao Steam, clique na opção ‘Browse’ da janela que deixou aberta da lista de software para abrir uma nova janela do Explorador. Agora basta colar o endereço que copiou para a barra de endereço. O ícone do Notepad deverá aparecer agora na janela.

PCGuia

 

6 O truque!
Faça Streaming do Notepad para o seu outro computador onde o Steam está ligado – funciona como se fosse um jogo. Nesse outro computador, com o Notepad aberto, carregue na tecla F1 para abrir a ajuda deste processador de texto. Ao fazer isto, o desktop Windows vai aparecer. A partir daqui vai poder ver filmes, correr outros programas e até jogar online a partir de outros serviços de jogos, como o Origin, da EA. Para terminar a sessão de streaming, maximize a janela do Notepad e feche o programa. Isto também funciona com outros programas, apenas escolhemos o Notepad pois é um dos mais leves do Windows. Para tentar com outros, carregue sempre na tecla F1 para lançar o ecrã de ajuda.