Crie o seu próprio menu Start no Windows

Para quem sente a falta do clássico menu de start das antigas versões do Windows e não está para esperar pelo Windows 10, há três palavras mágicas a dizer: Start Menu Revival. Com um design mais actual e gráfico, na linha do Windows 8, esta ferramenta vai ser muito útil para quem quer usar o sistema operativo da Microsoft com um toquezinho revivalista.

Quer tenha o Windows 7, 8 ou 8.1, vai poder ter de volta o tão “chorado” botão de Start no desktop, agora com um design baseado nos conhecidos mosaicos do novo sistema operativo. Esta interface pode ter até 64 destes mosaicos (links para apps) e faz-nos lembrar a de um Windows Phone. Além de software, este menu de Start renovado pode ser composto por sites ou pastas. Pode encontrar facilmente o Start Menu Revival no site reviversoft.com.

Vai precisar de
Windows 7, 8 ou 8.1
Start Menu Revival

PCGuia

1 – Vá até ao site que indicámos em cima, transfira o programa e instale-o no seu PC. De seguida é-lhe mostrada uma pequena explicação de como funcionam as principais definições do Start Menu Revival. Quando acabar, clique no seu novo botão Start para se familiarizar com o novo layout.

PCGuia
2 – Para adicionar um novo programa ao menu, clique com o botão direito do rato num dos quadrados cinzentos e escolha ‘Add Tile’, para fazer aparecer a janela ‘Tile Properties’. Aqui, dê um nome ao seu mosaico e clique na lupa para seleccionar o atalho para o software que quer ver no seu novo menu. Pode ainda seleccionar a cor (‘Color’) que vai ficar como pano de fundo do ícone do programa. Do lado direito pode ver um preview em tempo real das suas escolhas: clique em ‘Change’ para escolher o ícone respectivo do seu programa. Quando tiver terminado a sua personalização, dê um clique no botão de confirmação no canto superior direito.

PCGuia
3 – Se a ideia for adicionar um site a um mosaico, o processo é idêntico ao anterior, apenas tem de escrever o endereço no campo ‘Shortcut’. A escolha da cor é igual, embora possa adicionar uma imagem, como um logo, ao mosaico. O Start Menu Revival vem com logos para o Google, Yahoo! e YouTube.

PCGuia

4 – Com as pastas, tem de copiar o caminho onde está a mesma a partir da barra do Explorer do Windows e colá-lo no campo ‘Shortcut’. Por exemplo, a pasta ‘A Minha Música’ deverá ter uma localização parecida com esta: ‘LibrariesMusic’, isto no Windows 8. Isto deve ser feito para adicionar qualquer coisa que não sejam sites e programas.

PCGuia

5 – Mesmo quando tiver os mosaicos visíveis todos ocupados por apps, é possível adicionar mais algumas. Posicione o ponteiro do rato na margem do menu se Start para fazer a aparecer as opções. Para juntar mais links, basta arrastar os programas e pastas que aparecem para a zona do menu – isto faz com que sejam criados mais espaços. Quando tiver mais mosaicos, vai ter de usar o scroll lateral para percorrer todo o menu.

PCGuia

6 – O Start Menu Revival também tem uma função de pesquisa na base do menu. Os resultados da sua pesquisa vão aparecendo à direita. Para ver os itens mais recentes da sua busca, clique no triângulo verde no campo de pesquisa. Se quiser filtrar os resultados, carregue no ícone da roda dentada para ver as opções disponíveis.

PCGuia

7- Para personalizar o menu Start, escolha o ícone das opções na barra preta que aparece à esquerda (última opção) e em seguida ‘Start Menu Settings’. Clique em ‘Start Menu’ para modificar o tamanho dos mosaicos. Aqui também pode mudar o esquema de cores. Pode explorar o resto das opções que lhe dão algumas alternativas de visualização e design. Quando quiser terminar as alterações, não se esqueça de clicar no ‘V’, no canto superior direito.